/ Notícias / Encerramento da VI Jornada da Reforma Agrária será na UCPel
Encerramento da VI Jornada da Reforma Agrária será na UCPel
Encerramento da VI Jornada da Reforma Agrária será na UCPel

De 21 de maio a 8 de junho acontece na Região Sul do Estado a IV Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). Em Pelotas, as atividades terminam no dia 29 de maio na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mesa-redonda, intitulada “Retrocessos nos Direitos Humanos: como defender o direito à terra e ao território?”.

A discussão contará com a presença de Élida Lauris, do Fórum de Justiça e Terra de Direitos, e, representando o Movimento Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST/RS), Cedenir Oliveira. A atividade é aberta ao público e acontecerá a partir das 19h na sala 100K do Prédio Santa Margarida – localizado na rua Padre Anchieta, 1274.

Neste ano, a Jornada tem como tema Direitos Humanos: pelo direito à vida, à terra e ao território. Interessados em participar podem fazer sua inscrição de forma gratuita através do

link.

 

Conheça a Jura

 

Segundo a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, a JURA é um evento anual que promove o processo dialógico entre a comunidade acadêmica e população externa. As discussões ocorrem a cerca das questões do ramo agrário e garantia dos direitos.   

A Jornada se caracteriza por ser um evento descentralizado e as atividades acontecem na UCPel e em diversas outras instituições, como o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Palestras acontecerão também em escolas públicas como no Colégio Estadual Dom João Braga e Colégio Municipal Pelotense. Interessados em participar das atividades podem acessar a programação completa no evento.

Aline ressalta que na UCPel os grupos de estudo e pesquisa “Questão Agrária, Urbana e Ambiental” e “Emancipação” possuem participação ativa nas discussões promovidas pelo evento. Ambos os grupos de estudos pertencem ao PPGPSDH.

 

Redação: Karina Kruschardt

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?