Empresa norte-americana doa equipamentos para Engenharia da UCPel
23.12.2008 | 00:00
Um lote de materiais para ensino e pesquisa tecnológica foi doado pela empresa Freescale Semiconductor aos Laboratórios de Engenharia Biomédica (LEB) e de Microprocessadores (LSDM) do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na última semana. Ao todo, a companhia norte-americana vinculada ao grupo Motorola enviou seis kits de processadores digitais de sinais, quatro emuladores ICE/USB, conjuntos de chips para prototipação e licenças de software Codewarrior para ensino e pesquisa. A ação é resultado da parceria da Católica com a Freescale no Programa Universitário da empresa, firmada em 2005.
De acordo com o professor da UCPel, Maurício Tavares, desde o início da parceria, já foram produzidos pelos alunos dos laboratórios cerca de dez artigos científicos e relatórios técnicos baseados nas tecnologias de processadores digitais da Freescale, com foco na área médica. “Esses resultados foram apresentados à empresa no início de 2008 e abriram as portas para as doações, que foram justificadas também sobre um novo plano de trabalho”, explicou Tavares.
O plano a que o professor se refere diz respeito a um projeto direcionado a três ações: a criação de uma nova tecnologia para o diagnóstico da doença esquistossomótica do sistema nervoso, um treinamento extraclasse para os alunos do curso de Engenharia Elétrica e empresas locais, já ocorrido em outubro, e a adoção de processadores da Freescale em disciplinas da graduação de Engenharia Eletrônica.