Quatro empreendimentos do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovados no Programa Primeira Empresa (Prime) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os empreendedores classificados receberão verba de R$ 120 mil cada um, não-reembolsável, para investimento na área de negócios.
Os incubados da Católica comemoram e já planejam o investimento, que deve ser aplicado exclusivamente em pró-labore dos sócios, contratação de gestor de negócios e consultoria nas áreas de mercado e gestão. Para Márcio Midon, da Sollus Inteligência Geográfica, uma das empresas aprovadas, a grande vitória é o reconhecimento do trabalho realizado até a seleção, que vem desde 2008. “O mais gratificante é saber que estamos bem perante outras empresas do estado. Com a ajuda da Católica pudemos mostrar perante o Governo Federal que o nosso trabalho é viável”, disse.
Na concepção de Sandro Gabe, da Multytech Painéis Eletrônicos, a aprovação para o Prime reflete significativamente no desenvolvimento do negócio. “Faz o efeito ‘estilingue’. Com essa verba, vamos ficar cinco ou seis anos à frente do que estaríamos sem ela”, pontuou. E projeções futuras ganham forma. “Ter sido selecionado no Prime nos coloca adiantados para concorrer a outras linhas de financiamento”, explicou.
Respaldo nos negócios
O coordenador do Ciemsul, professor Renato Oliveira, avalia que a FINEP, investindo em gestão, alinha-se à realidade da Incubadora da Católica. “É uma indicação de que o nosso modelo de incubadora está certo. A ideia vem dos empreendedores, que com o que receberam aqui obtiveram sucesso em seus projetos. Nós estamos ensinando a fazer o negócio, e não fazendo para eles. Isso faz parte do comportamento empreendedor”, comemorou.
Incentivo ao empreendedorismo
As empresas selecionadas são Prisma Indústria de Projetos Hidráulicos Ltda., de Gláucio Ávila; Multytech Painéis Eletrônicos, de Sandro Gabe; Sollus Inteligência Geográfica Ltda., de Márcio Midon; e Biosustent Soluções Ambientais e Perícias, de Rodrigo Paiva e Leandro Tunes.