/ Notícias / Emocionados, fiés se despedem de Dom Jayme Chemello
Emocionados, fiés se despedem de Dom Jayme Chemello
30.08.2025 | 14:05
Emocionados, fiés se despedem de Dom Jayme Chemello

Com todas as fileiras ocupadas da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, a Missa de Exéquias, neste sábado (30), marcou o legado, as virtudes e a memória de Dom Jayme Chemello. O bispo emérito de Pelotas, que foi chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), faleceu na manhã de sexta-feira (29), aos 93 anos de idade.


A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, sucessor de Dom Jayme. Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a trajetória de serviço e dedicação do bispo emérito, ressaltando sua importância para a Igreja Católica e, especialmente, para a Arquidiocese de Pelotas. ”Dom Jayme era um grande pastor. Seus feitos deixam bonitos sinais na Igreja. Ele tinha como missão as virtudes da fé, da esperança e da caridade. Obrigado, Dom Jayme, por celebrar as virtudes de Cristo”, exclamou. 

Para o padre Vilmar Bertinetti, a presença de Dom Jayme sempre foi sinônimo de acolhimento e fé: “ele fundou o Santuário de Guadalupe e o Instituto de Teologia. Hoje sou padre graças a ele, que plantou muita coisa para que nós pudéssemos colher”, finalizou.

Ao final da cerimônia, por volta das 10h30, o corpo de Dom Jayme foi sepultado na cripta da própria Catedral com uma calorosa salva palmas, que durou mais de um minuto. Estiveram presentes na cerimônia o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior; o prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, acompanhado da primeira-dama e secretária de Governo, Miriam Marroni; a secretária de Relações Institucionais do Estado do Rio Grande do Sul, Paula Mascarenhas; e colaboradores da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), além de familiares de Dom Jayme, bispos, presbíteros e jaconos. 

O lema sacerdotal de Dom Jayme era o mesmo de São João: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” E assim viveu: celebrando e promovendo a vida em sua plenitude.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?