O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, está participando da reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, em Brasília. Na pauta, a regulamentação da Lei 12.881/2013, que visa garantir políticas públicas de acesso e permanência aos estudantes na educação superior de qualidade no Rio Grande do Sul. Participam 14 reitores das Universidades Comunitárias gaúchas, em uma extensa e importante pauta, não só para o Rio Grande, mas como para o país.
Pela manhã, foi realizado encontro com a Bancada gaúcha, e com a Frente Parlamentar, em uma grande plenária. Após, houve reunião na Casa de Santa Catarina com a ACAF, que seria o equivalente ao Comung em Santa Catarina, onde com os 14 reitores também das comunidades de Santa Catarina, discutiram as estratégias para que seja promulgada imediatamente a regulamentação da Lei 12.881. “Na sequência teremos um encontro no Conselho Nacional de Educação que já escreveu e encaminhou ao Ministério da Educação o marco regulatório. A aprovação dessa lei, significa a garantia de que nossos alunos terão benefícios, e em breve, poderão estudar em universidades qualificadas, realizando o nosso propósito que é o desenvolvimento loco-regional”, defendeu Bachettini.
Em documento, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) reforçou a urgente necessidade de fortalecimento da educação superior no RS, por meio do apoio e da regulamentação plena da Lei 12.881/2013.
As ICES desempenham papel estratégico no desenvolvimento regional e nacional, sendo pioneiras na interiorização do ensino superior em nosso estado, promovendo educação de qualidade, pesquisa de impacto e extensão comunitária de excelência. São reconhecidas pela sua infraestrutura, engajamento comunitário e pela formação de profissionais de alto nível que contribuem diretamente para o avanço social, cultural e econômico das comunidades.
Redaçaõ Marcela Santos