/ Notícias / Em abril, lives do Quartas da Extensão abordam engenharia, pandemia e inclusão digital
30.03.2021 | 17:06 | #engenharia-civil #edr

Em virtude do feriado no dia 21, o mês de abril oferece três encontros do Quartas da Extensão. As discussões devem abordar questões envolvendo engenharia civil, saúde na comunidade e inclusão digital. A atividade virtual, coordenada pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), tem como objetivo integrar os alunos e apresentar os projetos e programas de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Com início no segundo semestre do ano passado, o Quartas realizou cerca de 20 lives temáticas durante 2020. Retornou este mês para uma segunda edição, realizando transmissões semanalmente, às quartas-feiras, no horário das 18h, pelo canal da UCPel no YouTube.

O formato consolidado deve ser mantido durante todo 2021 e mais informações podem ser obtidas através do site https://ucpel.edu.br/quartasdaextensao. Cada encontro virtual é aberto para comunidade em geral e, mediante inscrição, concede certificado de uma hora de participação.

Programe-se

Após quatro lives durante o mês de março, a programação para abril se inicia no dia 7 junto ao programa Engenharia Civil Integrada à Comunidade, sob orientação do professor Marco Antonio Lhullier Moreira. Os coordenadores e os bolsistas do programa devem apresentar as ações desenvolvidas e as projeções para os próximos meses.

O programa vinculado ao curso de Engenharia Civil possui como objetivo propiciar o desenvolvimento de intervenções na área de infraestrutura urbana, tanto em nível de projetos quanto de novas tecnologias e materiais. O foco é atender demandas das comunidades carentes de Pelotas e região, dentro dos preceitos da sustentabilidade.

Já no dia 14 de abril, o Quartas oferece uma atividade especial chamada Momento da Extensão, comanda pelo coordenador do EDR, Ezequiel Megiato. O tema deve ser integrador, abordando a ação extensionista em tempos de pandemia. Está prevista a realização de apenas um Momento da Extensão por semestre. No dia 21, não ocorre transmissão devido ao feriado de Tiradentes.

O mês encerra com o encontro virtual promovido pelo Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC), no dia 28. Coordenado pelo professor Fábio Raniere da Silva Mendes, o PAIC intenta ser um centro mobilizador de inclusão digital, cidadania, mobilização social e atuação universitária, democratizando a informática para a população que vive em situação de vulnerabilidade social em áreas de abrangência da Arquidiocese de Pelotas.

Redação: Max Cirne