/ Notícias / Egressos do MEEC da UCPel publicam em revistas internacionais
Egressos do MEEC da UCPel publicam em revistas internacionais

O ano de 2021 se tornou especial para o currículo de sete egressos do Mestrado de Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas. As dissertações de conclusão de curso de Patrícia Ucker, Morgana da Rosa, Pedro Tauã, Renato Neuenfeld, André Sapper, Herique Seidel e Andrei La Rosa foram publicadas em revistas internacionais com Qualis restrito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área das Engenharias.

Segundo o coordenador do MEEC, professor Eduardo Costa, as publicações em revistas qualificadas mostram à comunidade científica internacional a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos e egressos do Mestrado de Engenharia Eletrônica e Computação da Católica.“Sem dúvida que o MEEC aumenta a sua visibilidade na comunidade científica internacional com publicações importantes em revistas de ponta”, salienta Costa.

Os egressos foram orientados pelos professores Eduardo Costa e Sérgio Almeida, ambos da UCPel, e Sergio Bampi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os trabalhos da Católica contaram com a parceria de mestrandos e doutorandos da UFRGS, o que, salienta o docente da UCPel, “reforça a associação e a cooperação entre as instituições na qualificação do Mestrado”.

Confira os trabalhos e os respectivos Qualis

-Patrícia Ucker, Guilherme Paim, Leandro Rocha, Eduardo da Costa, Sérgio Almeida, Sergio Bampi. Fixed-Point NLMS and IPNLMS VLSI Architectures for Accurate FECG and FHR Processing. IEEE Transactions on Biomedical Circuits and Systems (Qualis A1)

-Andrei La Rosa, Pedro Tauã, Patrícia Ucker, Guilherme Paim, Eduardo da Costa, Sergio Bampi, Sérgio Almeida.Exploring NLMS-Based Adaptive Filter Hardware Architectures for Eliminating Power Line Interference in EEG Signals. Circuits Systems and Signal Processing (Qualis A2)

-Pedro Tauã, Guilherme Paim, Patrícia Ucker, Eduardo da Costa, Sérgio Almeida, Sergio Bampi. Architectural Exploration for Energy-Efficient Fixed-Point Kalman Filter VLSI Design. IEEE Transactions on Very Large Scale Integration (VLSI) Systems (Qualis A2)