/ Notícias / Egressos do curso de Medicina da UCPel celebram 50 anos de formação
Egressos do curso de Medicina da UCPel celebram 50 anos de formação
06.12.2021 | 18:25 | #medicina
Egressos do curso de Medicina da UCPel celebram 50 anos de formação

A quarta turma de médicos formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completa 50 anos no dia 10 de dezembro. Para celebrar a data, parte dos integrantes da ATM 1971 participarão de uma programação especial na cidade de Itapema, Santa Catarina, neste final de semana.

O representante da ATM 1971, o pediatra João Francisco Neves da Silva, visitou o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, para a entrega do convite das festividades.

Durante a conversa, várias lembranças foram revisitadas. Dentre elas, a localização do antigo Laboratório de Morfologia, que por vários anos funcionou no porão do prédio da reitoria; a campanha em prol da Santa Casa de Pelotas feita pela turma em 1966, responsável por arrecadar um importante valor destinado ao hospital.

Neves lembrou ainda que, possivelmente, a ATM 1971 foi a primeira da UCPel a não realizar oficialmente a missa de formatura devido vários formandos terem outras religiões. “O grupo de estudantes católicos acabou se reunindo e organizando a sua celebração”.

O grupo de médicos se reencontra a cada cinco anos, e é consenso entre todos o acolhimento proporcionado pela UCPel durante os anos da faculdade, comentou Neves. “Quando chegamos, tudo estava sendo construído. A grande parte dos colegas era de fora de Pelotas e foram muito bem recebidos pela universidade e também pela sociedade pelotense”, relembra.

Um dos fundadores do curso de Medicina da UCPel e paraninfo da turma, o ex- professor Moacir Vitorino Jardim, vai estar presente na celebração. Dos 61 integrantes da ATM 1971, 21 já confirmaram a participação no evento.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101