/ Notícias / Egressos de Produção Fonográfica finalizam CD do grupo Feito em Casa
Egressos de Produção Fonográfica finalizam CD do grupo Feito em Casa
Egressos de Produção Fonográfica finalizam CD do grupo Feito em Casa
Egressos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão na fase de finalização do processo de gravação do primeiro CD do Grupo Feito em Casa.

O trabalho integra o projeto de extensão do Núcleo de Apoio a Projetos em Produção Fonográfica, coordenado pelo coordenador da graduação, professor Fernando da Silveira Filho. Três egressos participam do processo de produção e finalização – Lauro Maia, Haroldo de Campos e Sulimar Rass.

Maia acompanhou o decorrer das gravações do grupo desde o princípio, em setembro de 2010. Segundo ele, o diferencial da produção está na mudança do processo de gravação do álbum. Em vez de uma captação convencional, em que cada instrumento é gravado e trabalhado separadamente, ocorreu a gravação da banda completa tocando sincronicamente e ao vivo. A intenção foi gerar um ambiente mais integrador e colaborativo e um resultado final mais interessante, harmônico e natural.  

O grupo de música popular brasileira Feito em Casa conta com 11 integrantes: Milton Pereira (voz e violão), Marlene (voz), Fernando Barbosa (percussão e voz), Zé Carlos (percussão e voz), Flávio de Moura (trombone e voz), Moreira (cavaco e banjo), Cristiano (surdo), Darcy Vieira (agogô, afoxé e voz), Rui Madruga (violão sete cordas e voz), Doró (cuíca e voz) e Flavinho (voz e pandeiro).

Criado em 13 de outubro de 1989, em Pelotas, pelo bancário aposentado Armando Doró, o grupo ganhou reconhecimento no estado em 1990, com a divulgação na RBS TV do videoclipe de uma música própria chamada Musa de verão. Desde então, a banda vem se apresentando em diversas cidades do Rio Grande do Sul e, também, fora do país. 

Presença garantida em diversas comemorações de aniversário da Rádio Universidade (RU) e em diversas festividades da cidade e da região Sul, o conjunto foi ficando cada vez mais popular entre a comunidade. Por intermédio do diretor da RU, professor José Maria Marques da Cunha, o grupo recebeu o convite para gravar um disco com o auxílio de graduandos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel. Até então, mesmo após 23 anos de carreira, a banda não tinha nenhum registro gravado. Milton Pereira, violonista do grupo, destacou que é um grande impacto para os músicos, acostumados com o palco durante tantos anos, adentrarem em um estúdio de gravação cheio de recursos. 

A conciliação de horários entre todos os integrantes da banda e a disponibilidade de utilização do estúdio, como também a mixagem trabalhosa de correção do vazamento de instrumentos em uma captação não convencional, estão entre as principais dificuldades encontradas pelos engenheiros de som envolvidos. ”Mesmo sendo um processo trabalhoso, é gratificante participar do primeiro registro de um grupo com tantos anos de carreira”, ressaltou Maia.

O primeiro disco do grupo Feito em Casa, intitulado Feito em Casa é assim, tem lançamento previsto para o fim deste ano. O CD conta com músicas autorais e uma faixa composta por Dori Caymmi, filho de Dorival Caymmi.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?