Há 50 anos eles iniciaram os estudos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como acadêmicos do curso de Ciências Econômicas. Para celebrar a data, os economistas graduados em 1967 retornam à Instituição nesta segunda-feira (18) para solenizar o momento com missa e descerramento de placa comemorativa ao cinquentenário de formatura.
De modo geral, a profissão do economista mudou notavelmente durante este período. Hoje em dia, conforme explica Samir Hallal, que compõem a lista dos formandos de 1967, com o decorrer do tempo a política econômica brasileira se modificou e ficou muito mais complexa. “Na época em que nos formamos, a atuação do economista era diferente. As complexidades sociais que hoje existem e a inserção global no Brasil fez com que a profissão se tornasse diversificada e mais abstrusa”, justifica.
Com orgulho de retornar a UCPel, o ex-docente da Instituição, professor Gilberto Treptow, considera a ocasião como um momento importante. “Será a oportunidade de recordar o passado que está na memória de cada ex-aluno. Vai ser gratificante”, disse.
Durante o encontro, às 18h ocorrerá uma Missa de Ação de Graças na Capela da UCPel, localizada no interior no Campus I. Logo após, às 19h, no Saguão do Campus I, será realizado o descerramento da placa comemorativa.
O curso de Ciências Econômicas é considerado o embrião de todas as graduações da UCPel. Suas atividades começaram em 1937 devido a iniciativa dos professores irmãos Lassalistas. Em 1951, o então Bispo Diocesano Dom Antônio Zattera começou a articular a criação de uma faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para o município. Nove anos mais tarde, em 1960, a UCPel foi fundada oficialmente.
Redação: Alisson Lopes