/ Notícias / Egressos da Produção Fonográfica da UCPel são finalistas em Festival
Egressos da Produção Fonográfica da UCPel são finalistas em Festival
Egressos da Produção Fonográfica da UCPel são finalistas em Festival
Os egressos do curso de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Dhyan Diano e Davi Batuka participaram da final de um dos maiores festivais de bandas independentes do Brasil, o WebFestValda 2014. Com a banda Quintal de Sinhá o grupo deixou para trás mais de 1,2 mil bandas inscritas de todo o país. 

O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, no tradicional palco do Circo Voador – local de apresentação que serviu de alavanca para muitas bandas hoje consagradas no país. “Tocamos na primeira noite do evento com casa lotada”, lembra o produtor musical Dhyan Diano. Foram 24 bandas selecionadas para a apresentação, e a Quintal de Sinhá obteve vaga na grande final, que ocorreu no último dia do evento. As bandas classificadas tiveram todos os custos pagos pelos organizadores do festival.   

Formada em 2011, a banda que também acompanha o músico Eduardo Freda se caracteriza principalmente pela utilização de tambores africanos, com influências do world music, samba, jazz, tambores árabes e afrobrasileiros. “Nosso trabalho sofre forte influência das escolas de samba, das batucadas improvisadas nas esquinas da cidade e também da periferia local, situada próximo ao Arroio Pelotas”, conta Diano. 

O mesmo ano de formação também foi o de lançamento do primeiro CD, intitulado Raízes e Coração, gravado ao vivo no João Gilberto Bar e Champanharia. O disco mistura trechos da história negra no Estado e conta a história de um amor que nasceu na África, atravessou o atlântico e floresceu em Pelotas. Logo após o lançamento do CD, a banda passou a realizar diversos shows assumindo local de destaque na cena cultural de Pelotas.  

No momento, os integrantes da Quintal de Sinhá gravam seu segundo CD, que deve ser lançado em 2015. Conforme Diano, o atual formato da banda é flutuante para possibilitar variadas formações que se adaptam conforme a proposta de cada show. Atualmente, compõem a banda os músicos Eduardo Freda (voz), Tom Neves (violão e voz), Rogers Lemes, (violão sete cordas e guitarra), Fernando Biedrzycki (baixo), Davi Batuka (percussão), Doug Ribeiro (percussão), Dhyan Diano (bateria) e Diego Pereira (teclados). 

Vestibular
O curso de Produção Fonográfica está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até dia 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site do Vestibular.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?