/ Notícias / Egressa vencedora do Esso palestra na UCPel
Egressa vencedora do Esso palestra na UCPel
28.10.2015 | 17:48 | #jornalismo
Egressa vencedora do Esso palestra na UCPel
Uma das vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo esteve visitando a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na última quinta-feira (22). Egressa do curso de Jornalismo da UCPel, Luísa Martins foi recentemente premiada no mais tradicional e prestigiado concurso de profissionais de imprensa. O anúncio dos vencedores saiu no último dia 19.

O Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, como hoje é chamado, é o mais clássico e disputado programa de reconhecimento de mérito dos profissionais de imprensa do Brasil. Em 2015, o programa completa 60 anos de existência ininterrupta. Criado em 1955, com o nome de "Prêmio Esso de Reportagem", passou posteriormente a denominar-se "Prêmio Esso de Jornalismo" e, atualmente, "Prêmio ExxonMobil de Jornalismo".

A egressa apresentou o Especial Cicatrizes, que foi publicado pelo jornal Zero Hora e lhe rendeu o prêmio. A reportagem conta a história de personagens que trazem no corpo marcas de dramas e tragédias particulares. O material, publicado em 3 de maio de 2015, apresenta a história de nove personagens que, de acordo com Luísa, foram extremamente generosos com a equipe do jornal por compartilharem sua vida. “Compartilharam com uma desconhecida as suas histórias de vida, que traziam na maioria dos casos mais do que uma cicatriz e sim uma história muito bem contextualizada”, disse Luísa.

A roda de conversa ocorreu para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel, que puderam conhecer um pouco mais do trabalho da jornalista e tirar suas dúvidas em relação à profissão.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Marcus Spohr, o jornalismo que Luísa apresentou é um exemplo de atuação de maior profundidade, que conta histórias, valorizando a contextualização e não simplesmente o factual. "Isso é uma busca constante no curso de Jornalismo da UCPel. Precisamos formar, cada vez mais, jornalistas preocupados com a sociedade como um todo, e não com fatos isolados".

A novidade é que o prêmio rendeu à Luísa um convite para atuar como jornalista no Jornal Estadão, em Brasília.

Vestibular
O curso de Jornalismo está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2016, que ocorre dia 22 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 150,00 para Medicina e R$ 50,00 para os demais cursos até o dia 03 de novembro. Após essa data, os valores sobem para R$ 180,00 e R$ 80,00, respectivamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro. Mais informações disponíveis no site do Vestibular.