/ Notícias / Egressa de Arquitetura e Urbanismo tem trabalho reconhecido pela IAB RS
Egressa de Arquitetura e Urbanismo tem trabalho reconhecido pela IAB RS
12.02.2020 | 19:18 | #arquitetura-e-urbanismo
Egressa de Arquitetura e Urbanismo tem trabalho reconhecido pela IAB RS

Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Xana Porto, obteve destaque ao ter seu trabalho de conclusão de curso como um dos oito melhores do estado. O prêmio José Albano Volkmer é entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), e é oferecido a TCCs que conquistem boas notas ao final de cada semestre em suas instituições de ensino.

A arquiteta, que concluiu sua graduação na UCPel no segundo semestre de 2018, projetou uma requalificação para a antiga Estação Férrea de Jaguarão. A proposta era transformar o local que funcionou de 1932 até a década de 1980 em um espaço de desenvolvimento de cultura e lazer para um público de todas as idades. Para desenvolver o projeto, a arquiteta consultou memórias que moradores mais velhos tinham do prédio da Estação com a intenção de interligar passado e futuro.

Como contribuição à cidade de Jaguarão, Xana avalia que o projeto seria uma boa alternativa para promover qualidade de vida e integração da população de diferentes faixas etárias. "Todos os espaços foram pensados para que o usuário consiga se deslocar facilmente, através da pista de caminhada, contemplando a beleza natural do local e a diversidade dos espaços", comenta.

Indicada pela UCPel pelo bom desempenho no trabalho final do curso, a recepção da notícia foi uma surpresa, pois apesar de saber da boa nota, a menção honrosa foi além do esperado. "Foi o reconhecimento de todo o esforço e luta que minha orientadora, Daniele Luckow, professores, familiares e eu tivemos durante o TCC", conta a arquiteta.

Mesmo não tendo ganhado o prêmio principal, chegar às semifinais já foi uma conquista para Xana. "Me senti extremamente grata e satisfeita por ter ficado entre os 8 melhores TCC's, visto que foram 54 inscritos de universidades particulares e públicas de todo o Estado", comemora.

A cerimônia de premiação foi aberta ao público e ocorreu em dezembro no Solar da IAB RS, em Porto Alegre. Participaram as arquitetas também egressas da UCPel, Luísa Amaral Régio e Thais Lemos.

Prêmio José Albano Volkmer

Concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento Rio Grande do Sul a formandos de arquitetura e urbanismo, o prêmio foi entregue pela primeira vez em 1998. O objetivo era valorizar os profissionais recém saídos das universidades gaúchas e aproximá-los do IAB.

Outra intenção que o prêmio busca é colaborar para a qualificação do ensino da Arquitetura e Urbanismo nas faculdades do Rio Grande do Sul. Com isso, procuram estimular a discussão e chamar a atenção da comunidade para a qualidade de profissionais da área no RS.

A participação dos formados acontece em duas etapas. A primeira delas ocorre no final de cada semestre letivo, quando o IAB RS solicita às escolas de Arquitetura e Urbanismo do estado que indiquem um trabalho que tenha características de excelência para receber a Menção Honrosa do Prêmio IAB.

Já a segunda etapa reúne todos os profissionais que receberam a Menção Honrosa, tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, para submeter os trabalhos a julgamento de uma comissão que escolherá o vencedor anual e os destaques. Nesta edição, concorreram estudantes graduados nos dois semestres letivos de 2018.

Redação: Lia Xavier