/ Notícias / Egressa da UCPel recebe premiação da embaixada e do consulado americano
Egressa da UCPel recebe premiação da embaixada e do consulado americano
Egressa da UCPel recebe premiação da embaixada e do consulado americano Karol no momento da premiação. Foto: Divulgação

A egressa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a designer de moda Karol Kuhn, recebeu a premiação de um investimento semente na Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, localizada em São Paulo. Fundadora da marca Studio Kuhn, a egressa da UCPel desenvolve roupas utilizando a técnica upcycling, desenvolvida a partir de peças e de tecidos que seriam descartados.

Natural de Morro Redondo, local em que criou sua marca, Karol conta que a ideia nasceu a partir da experiência voluntária em um brechó beneficente. “Percebi que muitas peças não tinham saída por alguma avaria ocasionada pelo tempo, mas com tecidos de alta qualidade e com muito potencial para novas criações”, relembra.

Prêmio

No mês de junho, Karol foi uma das 90 empreendedoras brasileiras selecionadas para a Academy for Women Entrepreneurs (AWE). O programa internacional, idealizado pelo Consulado e Embaixada dos EUA-Brasil e implementado pelo Grupo + Unidos, visa oferecer uma formação focada em estratégias para alavancar o potencial econômico, estabilidade, segurança e prosperidade de negócios de mulheres empreendedoras.
Conforme Karol, as selecionadas participaram por três meses de processos de capacitação, mentoria e orientação para alavancar suas marcas e empresas. Toda esta iniciativa teve como base o curso “The 100 Million Learners Bootcamp on Global Entrepreneurship & Innovation”, da Universidade Estadual do Arizona. Dentro do programa, cada aluna desenvolveu um plano de inovação para o seu empreendimento, o qual foi apresentado em uma competição para assim ser escolhido como investimento semente.

No evento final, que ocorreu em São Paulo entre os dias 14 e 16 de setembro, foram realizadas palestras dos representantes do Consulado e Embaixada dos EUA, Grupo + Unidos, Somos Todas Marias, Amazon, PNUD e Sebrae, além da presença da Monique Evelle, mentora e formadora de novos empreendedores no Brasil e Shark, no reality Shark Tank Brasil.
Também presencialmente aconteceu a semifinal e a final do Pitch, no qual Karol ficou com o 2º lugar, representando o estado do Rio Grande do Sul.

Projetos

A designer conta que, a partir do investimento que recebeu com a premiação, dará início a um Centro de Inovação e Design Sustentável do Studio Kuhn, em sua cidade natal, Morro Redondo, onde será a base do seu trabalho no interior do estado.

No local, pretende também envolver jovens no ciclo de produção, trazendo a oportunidade de trocas de experiências na área criativa, através de cursos e workshops que serão ofertados em parceria com a prefeitura local. “Minha intenção é que possamos testar, desenvolver novos produtos e também qualificar a mão de obra, tanto na parte das costuras, desenhos e editoriais. A ideia é que tudo se desenvolva mantendo a alta qualidade e específica ao upcycling”, conta.

Redes sociais

Mais informações sobre a marca podem ser encontradas a partir do site www.studiokuhn.com ou pelo Instagram @studiokuhn.