/ Notícias / Egressa da UCPel ganha categoria Regional Sul do Prêmio Esso
Egressa da UCPel ganha categoria Regional Sul do Prêmio Esso
20.10.2015 | 19:11 | #jornalismo
Egressa da UCPel ganha categoria Regional Sul do Prêmio Esso
O sonho de muitos profissionais que atuam na área do Jornalismo foi recentemente conquistado pela egressa do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luísa Martins. Ela foi premiada na categoria Regional Sul do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (tradicional Prêmio Esso). O Especial Cicatrizes, publicado pelo jornal Zero Hora, conta a história de personagens que trazem no corpo marcas de dramas e tragédias particulares.

Para Luísa, o prêmio, conquistado juntamente com fotojornalista Júlio Cordeiro, confirma que o jornalismo não é feito apenas de notícias do dia a dia, mas de histórias que, muitas vezes, estão escondidas por aí. Ela também destaca a importância do trabalho em equipe, visto que a reportagem especial contou com a contribuição de editores de texto, de vídeo, designers e produtores. 

Mesmo sendo o grande prêmio de reconhecimento do jornalismo brasileiro, a egressa da UCPel nunca se imaginou ganhando um. “Quando eu estudava na UCPel, acessava muito um blog de sátiras jornalísticas que ironizava que todo jornalista de tevê queria apresentar o Jornal Nacional e todo repórter de jornal queria ganhar um Esso e achava uma baita graça”, lembra. Mas, quando começou a trabalhar na reportagem, logo viu que tinha fôlego para concorrer. “Quando saiu a lista dos cinco finalistas já me senti premiada. A vitória foi a 'cereja do bolo'”, diz.

A reportagem, publicada em 3 de maio de 2015, apresenta a história de nove personagens que, de acordo com Luísa, foram extremamente generosos com a equipe do jornal por compartilharem sua vida. “Tiveram a gentileza de abrir as portas de casa para receber uma desconhecida e, ainda por cima, compartilhar algo que a eles é muito caro: a própria história”, comenta. 

Luísa estará na UCPel para palestrar sobre a reportagem e sua trajetória profissional nesta quinta-feira (22), às 19h15min, na sala 333 C do Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373). A jornalista diz que a Católica foi importante para a sua formação pois propiciou o contato com bons professores, acesso a conteúdos interdisciplinares e a eventos da área. “Na UCPel aprendi um pouco de tudo, de sociologia a cinema, de rádio a jornalismo digital. Dá pra ver que as pessoas que ensinam têm muito amor pelo jornalismo - e isso inevitavelmente acaba tocando os alunos”, avalia. 

A palestra de Luísa terá entrada gratuita e a reportagem vencedora pode ser acessada através deste link.


* Foto Félix Zucco
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?