/ Notícias / Educat lança livro sobre abuso
Educat lança livro sobre abuso
11.09.2012 | 16:18 | #institucional
Educat lança livro sobre abuso
O tema que tornou a psicóloga Gisele Scobernatti mestre em Ciências Sociais virou um livro. A obra Entre amores invisíveis e silenciados: Histórias de abusadoras sexuais será lançada nesta quinta-feira (13), na Livraria Educat da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Coordenadora técnica do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA), Gisele analisa em seu livro as motivações femininas que levam ao cometimento do abuso sexual tendo como pano de fundo os elementos sócio-históricos e culturais que possam estar presentes na construção das subjetividades de homens e mulheres que abusam sexualmente.

Segundo a autora, a obra que será publicada pela Educat identifica que não há maiores diferenças de motivação enquanto homem ou mulher abusadores. Contudo, mesmo que a lei penal tenha tentado adequar-se às mudanças históricas e sociais do país, ela parece ainda não conseguir dar tratamento igualitário aos gêneros. “As mulheres são capazes dos mesmos feitos que os homens, inclusive em aspectos negativos”, afirma Gisele. 

Para ela, o objetivo – e, ao mesmo tempo, desafio – do livro é introduzir uma nova temática de pesquisa, que fale sobre as mulheres como abusadoras sexuais, e não vítimas disso. “Tive extrema dificuldade em achar referencial teórico sobre o tema, porque, simplesmente, não há pesquisas na área. Espero que mais pessoas atentem a isso e pesquisem sobre”, diz a psicóloga.

O lançamento da obra Entre amores invisíveis e silenciados: Histórias de abusadoras sexuais ocorre às 18h, na Educat, que fica no Saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?