/ Notícias / Educandários católicos da região reúnem-se no Dia ANEC
Educandários católicos da região reúnem-se no Dia ANEC
14.03.2016 | 19:57 | #institucional
Educandários católicos da região reúnem-se no Dia ANEC
Foi para um auditório lotado o irmão Afonso Murad palestrou, na manhã deste sábado (12), durante o Dia ANEC. O evento, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, começou com uma missa no Colégio São José, presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann, e continuou com a palestra no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

"Sintam-se na casa comum", saudou o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, ao acolher os representantes dos educandários, fazendo alusão à Campanha da Fraternidade 2016. Na abertura do encontro, o gestor lançou um desafio aos presentes: que se crie uma rede de cooperação das escolas católicas da região Sul. "Há um potencial nas nossas mãos e não conversamos", observou. Projetos pedagógicos, pesquisas e entendimento do perfil do aluno, por exemplo, são aspectos que, segundo o reitor, podem ser compartilhados para fortalecer a educação católica.

A pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, representando o Conselho Estadual da ANEC, agradeceu a presença dos educandários e conclamou que continuassem reunidos para programar o presente e o futuro da educação católica no Sul do estado.

Cultivar a Espiritualidade foi o tema abordado na sequência pelo convidado, irmão Afonso Murad, professor, pesquisador e escritor das áreas de gestão, teologia e ecologia. Usando analogias, músicas e vídeos, ele conquistou a plateia ao falar sobre fortalecer a unidade na diversidade daqueles que atuam na educação cristã.

A espiritualidade como a seiva de uma grande árvore, a união que fortalece - representada pela imagem do bosque frondoso -, e o mergulho em Deus, que revitaliza e dá a vontade de viver intensamente, foram alguns dos elementos que fizeram o público refletir. Da mesma forma, antenas - para captar a presença de Deus -, o alento nas tempestades da vida e trilhar o caminho da iluminação.

Murad falou também sobre autoconhecimento. "Quanto mais alguém se conhece, em suas belezas e limites, mais tem condições de livremente optar por Jesus", disse. Cuidar de si, aprender a lidar com pressões e ansiedade, cultivar o olhar de encantamento e alegria, saborear o caminho percorrido, partilhar sentimentos bons e guardá-los foram também evidenciados como maneiras de cultivar a espiritualidade.

Desenvolver a gratuidade - aproveitar as coisas boas da vida, que são de graça -, crescer na intimidade com Deus, praticar a oração e a leitura orante básica, postura no trato com as pessoas, prática do amor solidário e cuidado com a "casa comum" ainda foram apontados por Murad. "A espiritualidade nos conecta com a grande experiência do mundo. Cada um de nós tem a oportunidade de despertar esse olhar 'encantado' sobre a experiência e ser 'do bem', construindo uma grande sociedade", pontuou.

Integrando e crescendo
Para a professora alfabetizadora Fabiana Tessmer, do Colégio São José, eventos como o Dia ANEC são importantes, em especial no momento em que o ser humano está carente de valores e hábitos de boa convivência. "É essencial a espiritualidade se fazer presente para o equilíbrio da vida cotidiana. Isso é importante também em sala de aula. O professor multiplica e o aluno espalha essa semente", disse. Além disso, o fortalecimento do trabalho em equipe - saber ouvir e respeitar a opinião do próximo -, apontou, constitui um exercício que carece de espiritualidade.

A supervisora pedagógica do Colégio Franciscano Espírito Santo, de Bagé, Kelen Gervásio, destacou a integração entre as escolas. "Conversamos e pudemos compartilhar angústias e caminhos. Trocamos visões", observou. Ela também aprovou o assunto principal do encontro. "Em especial nesse momento de avanços tecnológicos e correrias do dia a dia. Parar e pensar vai fazer a diferença no nosso cotidiano como escola", pontuou.

O Dia ANEC
O Dia ANEC ocorre em vários locais do país e marca a abertura do ano letivo nos educandários católicos. A proposta do encontro é promover momentos de encontro, reflexões e troca de experiências entre professores da rede de ensino das escolas católicas. O Dia ANEC busca, também, aumentar a interação entre as escolas e aperfeiçoar o trabalho dos docentes.

* Clique na imagem para ver mais fotos