/ Notícias / Educação Assistencial do HUSFP oferece primeira capacitação EAD
Educação Assistencial do HUSFP oferece primeira capacitação EAD
11.09.2020 | 15:56 | #husfp
Educação Assistencial do HUSFP oferece primeira capacitação EAD

Pela primeira vez, o setor de Educação Assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) oferece capacitação no formato de ensino a distância (EAD) para seus colaboradores. “A pandemia modificou nossa maneira de trabalhar e viver, mas o hospital segue com sua rotina. Por isso, a educação, a capacitação e o reforço sobre o nosso propósito quanto Hospital Amigo da Criança é de suma importância para garantir o cuidado com qualidade”, comenta a enfermeira Silvana Tuchtenhagen, que ministrou a atividade cujo tema é amamentação.

Cerca de 300 colaboradores se inscreveram nesta primeira capacitação EAD oferecida pelo HUSFP, sendo destinada aos colaboradores que prestam assistência ao binômio mãe-bebê no Núcleo Materno Infantil, no Centro Cirúrgico, convênios, UBS gerenciadas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ambulatórios do Campus da Saúde. A partir do dia 21 de setembro, os acadêmicos do curso de Enfermagem da UCPel também devem realizar a atividade.

O conteúdo, embasado em informações do Ministério da Saúde e em artigos científicos atuais, está disponível na plataforma Moodle através do Portal do Colaborador. Possui certificação de quatro horas e abrange os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, a portaria 1.153/2014 responsável por redefinir o cuidado humanizado para a mulher e a normativa NBCAL referente à comercialização de substitutos do leite humano, chupetas e mamadeiras.

O curso reforça o compromisso do HUSFP enquanto Hospital Amigo da Criança. “Nosso diferencial é a promoção e o incentivo ao aleitamento materno, garantindo que mãe e bebê recebam atendimento e informações de qualidade quanto ao tema, desde o pré-natal até as consultas de puerpério”, explica Silvana. Conforme a boa aceitação inicial, mais capacitações em EAD devem ser oferecidas aos colaboradores.

Redação: Max Cirne