/ Notícias / Eduardo Leite fala na UCPel sobre Gestão Pública
Eduardo Leite fala na UCPel sobre Gestão Pública
30.03.2016 | 16:24 | #administracao
Eduardo Leite fala na UCPel sobre Gestão Pública
Acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis e cursos de Gestão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estiveram reunidos para ouvir o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, na noite desta terça-feira (29). O chefe do Executivo Municipal palestrou na UCPel sobre Gestão Pública, a convite dos alunos da disciplina de Tópicos Avançados em Negócios, do oitavo semestre de Administração.

Abrindo a noite, o coordenador de Graduação e Extensão da UCPel, Luiz Fernando Meirelles, falou sobre a universidade como espaço social dedicado à educação e que o evento de extensão oportuniza a interação entre o conhecimento acadêmico-científico e o conhecimento popular e sistematizado das organizações. "É um grande espaço de aprendizagem em que podemos confrontar esses saberes e aprimorá-los", pontuou.

O convidado, prefeito Eduardo Leite, começou sua fala abordando o desafio de fazer gestão pública em meio à crise política. Ele apresentou aos acadêmicos os conceitos de administração privada que devem se incorporar na gestão pública para melhores resultados.

Segundo ele, o objetivo de um governo deve ser atender as demandas da população, especialmente em infraestrutura, saúde, educação, mobilidade, saneamento e cultura. Ao mesmo tempo, para alcançar esses objetivos, esbarra na qualidade dos serviços, na burocracia e nos prazos. Conforme o prefeito, o arcabouço legal existente exige que o gestor público deva provar sua honestidade e prioriza o processo em vez de focar no resultado. "A lógica está invertida. É preciso sim punir culpados, mas não entender que todos o são. Quem está sendo punido é a população", disse.

O gestor mencionou, também, que para enfrentar suas dificuldades, o setor público busca, nos últimos anos, utilizar práticas bem-sucedidas do setor privado, como gestão por objetivos estratégicos, orçamento responsável, meritocracia e indicadores de desempenho. "Um governo não pode ser movido pela demanda do dia, como se diz, 'apagando incêndios'. Somos provocados e temos que apagá-los, claro, mas não podemos nos descuidar do planejamento".

Eduardo Leite falou, ainda, sobre a escolha responsável de prioridades no orçamento e a importância do monitoramento para corrigir a "rota" do planejamento, quando necessário.

O prefeito falou sobre gerenciamento de projetos, cujas novas práticas abordam planejamento estratégico, processos rotineiros - garantia de qualidade e eficiência e melhoria nos processos -, expansão dos serviços e equilíbrio fiscal - entre receitas e despesas.

Dentre os assuntos da palestra estiveram, também, o ciclo da gestão - formulação de estratégias, criação da carteira de projetos, aprovação e implementação das ações, para, por fim, o serviço à população. Na ocasião, Leite apresentou aos participantes o Mapa Estratégico 2014-2017 da Prefeitura de Pelotas.