O sentimento da população com relação às eleições previstas para o mês de novembro deve ser registrado em nova pesquisa desenvolvida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel). Eleitores de qualquer município gaúcho podem preencher questionário até o dia 30 de setembro através do link: http://bit.ly/eleiçõesucpel.
O EDR, segundo seu coordenador, o economista Ezequiel Megiato, utiliza-se das pesquisas com o objetivo de propor melhorias e políticas públicas para o desenvolvimento da região. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a amostragem principal deve ser obtida on-line, porém sendo acrescida de abordagens em menor nível por telefone e, inclusive, presencial.
A pesquisa de percepção do ambiente político e econômico-social questiona sobre posições políticas e religiosas; preferências partidárias; opinião quanto ao fechamento do comércio durante a pandemia, reeleição de políticos, renda mínima para população carente e reformas tributária e administrativa; avaliação de prefeitos, vereadores, governador e presidente; pautas prioritárias na política e intenção de voto.
“Entender o sentimento da população em relação ao futuro e como os eleitores se posicionam politicamente, inclusive a respeito de temas da atualidade, contribui em diversos estudos na área e até mesmo para nortear os próprios políticos”, comenta Megiato.
Redação: Max Cirne