/ Notícias / EDR promove atividade com alunos que farão intercâmbio em Portugal
EDR promove atividade com alunos que farão intercâmbio em Portugal
EDR promove atividade com alunos que farão intercâmbio em Portugal

Alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que farão intercâmbio em instituições de Portugal participaram de encontro de orientação nesta quarta-feira (2). A atividade foi promovida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), em parceria com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Duas estudantes de Medicina portuguesas que estão em mobilidade acadêmica aqui na UCPel também estiveram presentes.

Procurando sempre proporcionar uma melhor experiência aos acadêmicos da UCPel, o EDR integra diferentes práticas colaborativas institucionais, trabalhando também em busca de oportunidades de intercâmbio em diversas partes do mundo. “A ideia é, cada vez mais, realizarmos ações que possibilitem essa questão multicultural; que a gente consiga mostrar pro nosso aluno o mundo, ampliar seus horizontes e suas possibilidades”, ressalta o coordenador do setor, Fábio Castro Neves.

Os desafios e as recompensas nesta experiência dos alunos foram abordados durante um bate-papo com o NAE na atividade. Segundo a psicóloga do núcleo, Sandra Grassi, a atividade visava proporcionar um espaço de troca e de reflexão. “Tudo o que envolve esse momento, precisa ser valorizado”. Durante o encontro, a orientadora educacional e a pedagoga do núcleo puderam dialogar com os alunos sobre seus sentimentos e incentivá-los a viver esta oportunidade ao máximo.

Experiência na Medicina UCPel

Duas alunas do sexto ano de Medicina da Universidade de Coimbra estão participando da mobilidade acadêmica aqui no Brasil e a UCPel foi a instituição escolhida para recebê-las. Joana Ribeiro e Tereza Araújo relatam estarem muito felizes com a oportunidade de conhecerem novas culturas e que se sentiram muito acolhidas, principalmente dentro do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), onde atuam como estagiárias. 

As alunas comentaram que a estrutura de ensino da UCPel é bastante diferente em comparação à de sua universidade de origem. “Aqui há mais prática e mais liberdade a nível de estar junto ao paciente do que nós em Portugal”, discorre Joana. “A prática médica que adquirem aqui é muito boa”, complementa, Tereza. As jovens também se mostraram muito agradecidas pela recepção do corpo docente da UCPel que, segundo elas, tem permitido que vivam experiências além do imaginado. 

Oportunidade fora do país

A possibilidade de conhecer novas realidades através do intercâmbio se revela uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional aos estudantes. “A troca que o nosso aluno terá fazendo esse intercâmbio, permite que ele se torne, cada vez mais, um profissional mais completo”, expõe o coordenador do EDR. 

Estudar fora é mais do que um sonho para Clarisse Dias, discente de Odontologia, ela descreve a experiência como um projeto de vida. “A possibilidade de ir para outro país, conviver com outras culturas e aprender como a odontologia é exercida por eles, será fundamental para o meu crescimento e desenvolvimento profissional”, declara.  

Sendo responsável também por receber e encaminhar propostas de instituições de fora do país, bem como acolher as demandas e recepcionar alunos de universidades estrangeiras, o EDR se disponibiliza a auxiliar todos os estudantes que possuem interesse em participar de intercâmbios. Clarisse ressalta que o auxílio prestado tem sido fundamental para sanar todas as dúvidas que surgem durante esse processo. A aluna também agradece o apoio dos professores do curso de Odontologia, “sempre nos incentivam a adquirir mais conhecimento e a buscar novos desafios”, conclui. 

Ao todo, sete estudantes — dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Odontologia e Psicologia — estudarão por, pelo menos, um semestre em universidades parceiras da UCPel em Portugal. Dentre as instituições estão a Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade do Minho (UMinho), Universidade de Coimbra (UC), Universidade Fernando Pessoa (UFP) e a Universidade Católica de Braga (UCP). A partida deles ocorre ainda em agosto.

Editais de bolsas e oportunidades são lançados periodicamente pelo setor. As oportunidades podem ser encontradas no site e maiores informações também podem ser obtidas pelo e-mail edr@ucpel.edu.br.

Redação: Caroline Albaini

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?