/ Notícias / EDR oferece oportunidades para comunidade acadêmica transformar os rumos de sua formação
28.06.2013 | 10:40 | #institucional
Uma Universidade, por excelência, se diferencia não apenas na oferta de cursos ou projetos que atendam ao tripé básico: ensino, pesquisa e extensão. Precisa ir além. Buscar alternativas. Contribuir para o desenvolvimento regional, articulando-se junto ao poder público e à iniciativa privada. Mas esse processo não é tarefa fácil. Exige competência para fazer com que a capacidade empreendedora da instituição esteja a serviço dos anseios da comunidade universitária.

Partindo dessa compreensão, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) possibilita a formação continuada e o financiamento de estudos para além das bolsas de monitorias e dos projetos de extensão ou iniciação científica. Os alunos entram em contato com um verdadeiro universo de possibilidades - tanto sob o ponto de vista de uma formação plena e contínua, quanto em relação ao ingresso no mercado de trabalho.

Esse foi o foco da conversa, realizada na tarde desta quinta-feira (27), entre o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Samuel Ongaratto, e os coordenadores de curso da Universidade. O diálogo ocorreu por ocasião da edição de mais um Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADoc), que é promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel. “O EDR é um espaço que conta com estudantes das mais variadas áreas e oferece um leque de opções para quem procura ingressar no mercado de trabalho”, destaca Ongaratto. Ele explica, no entanto, que o processo geralmente se dá por etapas.

Uma boa forma de começar a trilhar esse caminho é o exercício de um trabalho voluntário. A recente parceria com a Junior Achievement permite, por exemplo, que qualquer um dos membros da comunidade acadêmica atue junto a uma organização de renome internacional. Mas esse é apenas um dos programas que estão ligados ao EDR. O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSUL), a Empresa Júnior, a Organização Não-Governamental de jovens - AISEC, o Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (ITEPA), o Projeto Despertar, o Programa Sebraetec e o Negócio a Negócio completam a lista de oportunidades que a UCPel proporciona aos seus graduandos, pós-graduandos, professores, funcionários e, até mesmo, egressos da instituição.

Muitos alunos descobrem o EDR na busca de um estágio ou de horas complementares e, pouco a pouco, começam a perceber que as possibilidades são muitas e diversificadas. “É normal um estudante participar da Empresa Júnior, por exemplo, depois descobrir a AISEC (realizando um estágio no exterior) e, dependendo da necessidade, vincular-se ao Negócio a Negócio, com possibilidade de ganhos muito interessantes, mesmo atuando meio turno e com o curso em andamento”, ressalta Ongaratto.