/ Notícias / Editora de Zero Hora palestra para alunos de Comunicação em Pelotas
Editora de Zero Hora palestra para alunos de Comunicação em Pelotas
08.05.2013 | 17:44 | #jornalismo
Editora de Zero Hora palestra para alunos de Comunicação em Pelotas
Na noite da última terça-feira (07), a jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Caroline Torma, ministrou uma palestra aos alunos de Comunicação Social de Pelotas. Formada em 1999, Caroline é natural de Rio Grande e atualmente é editora de Interior do jornal Zero Hora.

Caroline falou sobre assuntos como os bastidores de Zero Hora e sobre o papel de um jornalista do interior gaúcho. Primeiramente, ela mostrou um vídeo retratando o dia a dia da redação de ZH e, logo em seguida, falou sobre como a empresa explora todas as mídias disponíveis hoje em dia, como site e redes sociais, de forma igualitária.

A partir disso, ela disse que todo o material produzido é utilizado da mesma forma tanto no jornal impresso quanto nas mídias digitais, pois tudo funciona de maneira integrada. Entretanto, ela salientou que, no caso de existir um grande "furo" de reportagem ao qual nenhum outro veículo tenha acesso, a empresa aproveita para levar o conteúdo a público através do jornal impresso. Isso ocorreu, por exemplo, no ano passado quando ZH revelou a ligação direta do DOI-CODI na morte do deputado Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar.

Na sequência da palestra, a jornalista salientou a importância da captura de tendências para se utilizar no jornal e o forte apelo visual que é necessário fazer para que se "prenda" o leitor, que, em geral, investe 21 minutos de seu tempo lendo o jornal. Para isso, o uso de infográficos é muito frequente.

Caroline frisou, também, a importância da investigação no Jornalismo, não somente nas áreas de Polícia e Política, mas em todas as sessões. “Um bom jornalista deve
indignar-se, em nome do leitor, diante de situações absurdas”, foi a frase que escolheu para ilustrar esse valor profissional.

Por fim, ela explicou como Zero Hora vem trabalhando na parte audiovisual, falou sobre o papel das sete sucursais do jornal e sobre a importância de uma boa rede de contatos, principalmente em cidades do interior.

A palestra, este ano, foi realizada no auditório do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é um evento que já ocorre em várias cidades há cinco anos, sempre em alusão ao aniversário de Zero Hora.