A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) divulgou nesta sexta-feira (28) novo edital para programas e projetos de extensão a serem realizados em 2017. Entre os diferencias do texto apresentado pela Pró-Reitoria Acadêmica estão, em especial, a sua adaptação ao edital do Programa de Extensão Universitária publicado pelo Ministério da Educação (ProExt/MEC).
O lançamento do documento ocorreu simultaneamente com a realização do Encontro de Extensão da UCPel que contou com a presença de diretores de centro, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos atuantes em programas de extensão. Com o tema ‘Curricularização da Extensão Universitária’, a atividade teve como objetivo debater as principais alterações do edital apresentado pela Universidade assim como também preparar professores para terem suas propostas elegíveis.
De acordo com o coordenador de Graduação e Extensão, professor Luiz Fernando Meirelles, o texto vai orientar as atividades extensionistas para serem voltadas à curricularização da extensão (até o ano de 2024 os cursos de graduação terão que ter no mínimo 10 por cento da carga horária creditadas como atividade de extensão). O edital também atenta para os requisitos dos programas e projetos estarem voltados ao desenvolvimento regional e a sustentabilidade institucional.
“Devido à necessidade de precisarmos intensificar as discussões sobre curricularização da extensão, o tradicional evento que ocorre juntamente com o Salão Universitário contou com essa temática”, informou Meirelles. O coordenador também explica que a adequeção dos programas e projetos de extensao desenvolvidos pela UCPel torna possível o acesso a verbas disponibilizadas pelo MEC e outras instituições privadas.
Os registro de propostas deverão ser enviadas via formulário eletrônico até o dia 07 de fevereiro de 2017. A avaliação das propostas ocorrerá de 08 a 10 de fevereiro e a divulgação da classificação das propostas até o dia 13 de fevereiro. O edital está disponível
aqui e o formulário
neste link.