O curso de Economia com Ênfase em Finanças da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conquistou o tricampeonato estadual na IV Gincana de Economia, competição promovida pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS). O estudante do quarto semestre Éverton Peres da Silva, 19 anos, foi o representante da Católica neste ano. No dia 28 ele venceu sete concorrentes e obteve o título de campeão gaúcho.
Éverton sagrou-se vencedor no jogo do Crescimento Econômico com Estabilidade, ferramenta usada para selecionar o vencedor, onde conseguiu estimular o crescimento da economia sem aumento de inflação. O jogo estimulou a prática da gestão macroeconômica dos alunos. “A experiência foi ótima. Hoje me sinto bem mais apto, sei que estou bem encaminhado e tenho orgulho de estar na universidade”, disse o campeão, que também é bolsista integral do ProUni. Para vencer a disputa gaúcha, o segredo do estudante é bastante treinamento, desenvolvimento de táticas e espírito para arriscar as jogadas.
De acordo com o coordenador do curso, professor Dary Pretto Neto, a conquista, pela terceira vez consecutiva, do curso de Economia da UCPel, mostra que o curso não é inexperiente, mas baseia-se nos 70 anos de tradição e atualização às tendências mercadológicas. “Nosso curso é altamente competitivo. É esse perfil de aluno que o mercado vai encontrar”, disse.
O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, recebeu o estudante na tarde de segunda-feira, quando teceu elogios ao desempenho do aluno. “Isso não se ganha por acaso, mas por mérito e trabalho”, destacou. De acordo com ele, a universidade considera muito importante o feito, pois compara o desempenho da Católica com outras universidades no estado. “Já é reconhecimento da competência do curso”, afirmou. O reitor parabenizou também o pai de Éverton, Vilson Rodrigues da Silva, que estava feliz com a conquista do filho.
Colocação: Pedro Henrique de Morais Campetti, da Unisinos, ficou em segundo lugar. Luis Henrique Penha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ficou em terceiro. 20 cursos de economia e cerca de 300 universitários participaram das atividades. Na fase final, competiram a UCPel, PUCRS, UNISINOS, ULBRA, UNIFRA, UFSM, UNIVATES e UNICRUZ.
Gincana: A UCPel já venceu três vezes consecutivas o Campeonato Estadual de Economia. No ano passado, Maicon de Almeida Machado foi o campeão, e em 2005 Tiago Nunes foi o vencedor.