/ Notícias / Economia da Católica completa um ano de evidência em finanças
Economia da Católica completa um ano de evidência em finanças
22.11.2007 | 00:00
Economia da Católica completa um ano de evidência em finanças
Atento às novas tendências de mercado, com destaque para a área financeira, o curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completa um ano de sua nova ênfase: em finanças. Neste período de tempo, a graduação firmou-se como referência na área financeira, com preparação focada no mercado.

Segundo o coordenador do curso, professor Dary Pretto Neto, a nova ênfase deu a característica de ponta ao curso. “Este primeiro ano com destaque para finanças consolidou o curso de Ciências Econômicas. Esta era uma área carente de profissionais na região. Nossa proposta é formação direcionada ao mercado”, disse.

Os alunos também aprovam o novo enfoque. “É uma novidade, um novo espaço que ainda não havia sido explorado no curso. A área de finanças abre um leque de oportunidades, e como é pouco explorada na região esperamos um futuro promissor”, disse o estudante Ezequiel Megiatto. Para a aluna Alessandra Martins, as oportunidades de emprego ficam mais fortes para os formados na área. “As empresas hoje buscam pessoas que desempenhem papel na área financeira”, salientou.

Para Megiatto, a proposta do tema “finanças” como foco principal do curso auxilia até a firmar a profissão de economista no mercado. “Esta é uma área exclusiva da Economia, e limita a ‘aproximação’ que costuma se fazer com a Administração”, explicou.

Uma das propostas da graduação é trazer continuamente palestras e cursos de qualificação para alunos e professores. A Comissão de Valores Mobiliários do Rio de Janeiro (CVM), a Bovespa, a Caixa Econômica Federal e a XP Investimentos (considerada uma das maiores corretoras financeiras do país) são alguns exemplos de entidades que já ministraram atividades no curso. “Essas ações levam o mercado para dentro da sala de aula. Estamos no primeiro ano da faculdade, mas já temos uma visão ampla”, afirmou Megiatto. Para Pretto Neto, a proposta é um ponto positivo do curso. “Trazer excelentes nomes da área financeira pessoal e empresarial faz diferença na formação”, disse.

O primeiro ano da ênfase foi também marcado pelo tricampeonato estadual da Católica na Gincana Estadual de Economia. Em julho, o aluno Éverton Peres da Silva conquistou o primeiro lugar em Porto Alegre.

A idéia de Alessandra e Megiatto é permanecer em Pelotas e trabalhar pela região. “Nossa região precisa de investimentos, de pessoas que fiquem aqui e atuem nisso”, disse Megiatto.

Futuro
Para a continuidade do curso, o coordenador anuncia o fechamento de um convênio educacional com a Comissão de Valores Mobiliários do Rio de Janeiro, que estará presente com mais palestras e cursos para alunos e professores.

Os estudantes que quiserem seguir o aperfeiçoamento na área financeira mesmo depois da graduação, têm a oportunidade de fazê-lo na própria Católica, com o MBA em Controladoria e Finanças.

financas_site_um.jpg



financas_site_dois.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?