/ Notícias / Doutoranda do Pós em Saúde e Comportamento da UCPel vai para o exterior
Doutoranda do Pós em Saúde e Comportamento da UCPel vai para o exterior
Doutoranda do Pós em Saúde e Comportamento da UCPel vai para o exterior
O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está oportunizando que mais uma acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) complemente seus estudos na Europa. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), a psicóloga Rochele Dias Castelle viaja para a cidade de Braga, em Portugal, no dia 05 de dezembro. 

A experiência ocorrerá por um período de sete meses, na Universidade do Minho, sob supervisão do professor Miguel Gonçalves. Na UCPel, orientada pelo professor Ricardo Pinheiro, ela desenvolve a pesquisa Risco de suicídio entre gestantes adolescentes: fatores associados no pré e pós-parto e efetividade de intervenções psicológicas

Relevância acadêmica 
Estudando um grupo de 871 meninas, de até 19 anos, que fizeram pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pesquisadora pretende verificar a prevalência do comportamento suicida durante a gestação e após o nascimento do bebê. 
“Estou questionando se a intervenção realizada pelos  profissionais do SUS, junto ao público-alvo do trabalho, contribui para reduzir os efeitos deste comportamento de risco”, explica a doutoranda da UCPel. Ela conta, ainda, que pretende investigar a diferença da efetividade de psicoterapia e psicoeducação entre as adolescentes com comportamento suicida durante a gestação. 

Retorno social
Em Portugal, Rochele terá a possibilidade de enriquecer sua pesquisa, originalmente quantitativa, com avaliações qualitativas. “Entendo que esse processo amplia minha perspectiva sobre o tema e contribui para a compreensão do processo psicoterapêutico em questão”, ressalta a estudante.

O retorno de Rochele está marcado para junho de 2014. Até lá, ela vai realizar estágio no grupo de pesquisa do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi/UM). Entusiasmada com a oportunidade, a estudante do PPGSC da UCPel diz acreditar que a experiência pode contribuir para trazer à luz aspectos que podem auxiliar na eficácia terapêutica de gestantes que apresentam comportamento suicida.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?