A aluna do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), Vanessa Ribas Fialho defendeu, na tarde de quarta-feira (14), a sua tese de doutorado. O estudo, intitulado “Comunidades virtuais na formação de professores de Espanhol como língua estrangeira a distância na perspectiva da complexidade”, teve como banca examinadora os professores Ana Lourdes Fernandez, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Christiane Heemann, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e Hilário Bohn, Luiz Antônio Palazzo e Vilson Leffa, todos da Católica.
O trabalho focou na análise da disciplina de um curso de formação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre os questionamentos propostos, a aluna procurou avaliar se a EAD proporciona a formação de comunidades virtuais e práticas, o sistema de colaboração entre os membros e a efetividades destas comunidades para a educação.
A tese, fruto dos quatro anos de trabalho de Vanessa, é uma importante ferramenta de avaliação da educação não-presencial, contribuindo para a reflexão e o aprimoramento do ensino de língua estrangeira em ambientes virtuais.