/ Notícias / Dom Jacinto celebra dez anos de episcopado
Dom Jacinto celebra dez anos de episcopado
16.07.2012 | 15:05 | #institucional
Dom Jacinto celebra dez anos de episcopado
Unidade foi a palavra de destaque na celebração de dez anos de episcopado do chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann. No fim da tarde de sexta-feira (13), o arcebispo presidiu uma missa em comemoração pela década, que completou no dia seguinte.

Dom Jacinto agradeceu a presença das pessoas que lotaram a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula e propôs uma reflexão em torno da leitura do livro de Oséias, que aborda a fidelidade do povo de Deus. “São retos os caminhos do Senhor e os justos andarão neles, mas os maus ali tropeçam e caem”, foi o conteúdo da Palavra. A mensagem de Dom Jacinto veio lembrar que as escolhas que fazemos e caminhos que pegamos por conta própria são “tortos”. Os justos a que o texto se refere, comentou Dom Jacinto, são pessoas que colocam as coisas em seus devidos lugares. “Primeiro Deus, como criador, depois as criaturas humanas. Temos que ter humildade para perceber que os caminhos do Senhor são retos e por eles devemos caminhar”, disse.

Dom Jacinto sugeriu aos presentes que incluam em suas orações pedidos para que possa andar sempre pelo caminho reto. “Que a gente possa ser fiel à proposta da Palavra do Senhor”.

Ao final da celebração, o arcebispo mencionou que, a cada dia, percebe que o sentido da missão episcopal se resume na construção da unidade à luz da caridade. “Tenho convicção total: fazer juntos é divino”.

A comemoração encerrou com distribuição de bolo e o tradicional “Parabéns a você”.