O arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, teve encontro com o Papa Francisco no último dia 13, no Vaticano. O momento de saudação e de troca de informações ocorreu após missa da celebração do Jubileu dos Excluídos, presidida pelo pontífice na Basílica de São Pedro.
Dom Jacinto esteve em Roma ao longo de toda a semana que antecedeu o encontro com o papa, quando participou, entre os dias 7 e 11 de novembro, da Assembleia do Comitê Executivo da Federação Bíblica Católica (Febic). A Febic é uma instância oficial da Igreja que congrega entidades comprometidas com a causa da Palavra de Deus no mundo.
Em junho do ano passado, também após a assembleia da Febic, Dom Jacinto foi igualmente recebido pelo Papa Francisco, ocasião em que o arcebispo de Pelotas pode entregar ao Santo Padre uma vasta documentação referente aos diagnósticos e planos de gestão da UCPel – juntamente com os órgãos auxiliares, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a Rádio Universidade (RU) - e sua mantenedora, a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC).