Os docentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão preparados para utilizar a Team-Based Learning (TBL ou aprendizagem baseada em equipe). O grupo selecionado participou de um ciclo de quatro encontros de qualificação sobre as novas metodologias ativas implantadas recentemente na universidade.
A proposta do ciclo de capacitação dos docentes foi possibilitar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras da educação, para assim potencializar a aprendizagem do acadêmico. “Trabalhamos para que o aluno seja beneficiado na perspectiva de práticas pedagógicas que qualifiquem a sua formação”, informou o facilitador, Anderson Torreão.
De acordo com ele, a atividade contou com a participação de docentes experientes e compromissados em transformar suas práticas. “A capacitação partiu de um conjunto de experiências importantes e isso contribuiu para o meu trabalho como facilitador”, afirma. A partir desse episódio, a UCPel garantirá qualificação para os professores, e por consequência para o futuro profissional dos acadêmicos.
O foco do ciclo foi demonstrar que o docente precisa dominar as inovações da área, indo além do domínio de conteúdo. “O professor precisa estimular a aprendizagem crítica do aluno, e isso requer o domínio das tecnologias pedagógicas abordadas na capacitação”, complementa Torreão.
Através das metodologias ativas, a UCPel reforça a missão de uma formação compromissada com a ética profissional e social. O novo método se compromete em trabalhar conteúdos técnicos e científicos, sem esquecer de fomentar a crítica reflexiva que o acadêmico necessita para sua formação pessoal e profissional.
Redação: Rafaela Rosa