/ Notícias / Docentes da UCPel participam de evento internacional na Argentina
Docentes da UCPel participam de evento internacional na Argentina
06.09.2023 | 17:29
Docentes da UCPel participam de evento internacional na Argentina

Os professores Felipe Lazzari da Silveira e Luiz Antônio Bogo Chies participarão do VI Encuentro de Tesistas e Investigadores en Temáticas de Cárceles y Acceso a Derechos Educativos, apresentando ações e pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, promovido por um conjunto de universidades da região Conesul (Argentina, Uruguai, Chile e Brasil), acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, na Universidad Nacional de Rosario, em Rosário, Argentina.

Os docentes são integrantes do Grupo Interdisciplinar de Trabalhos, Estudos Criminais e Penitenciários (GITEP) da UCPel, com foco nas questões de direitos, como o acesso a direitos nos ambientes prisionais, e relacionadas com a execução das penas privativas de liberdade. Este ano o grupo desencadeou uma série de ações que estão bastante relacionadas com o direito de acesso à educação, projetos que serão base da participação no encontro. Confira as apresentações realizadas no eixo de atividades denominado “Laboratório Metodológico” com as pesquisas:

Apontamentos baseados no projeto de extensão Asas à Leitura – Pelotas/RS/Brasil (coordenado pelo professor Felipe Lazzari da Silveira), onde há a remição da pena pela leitura em pessoas com monitoração eletrônica;
"Os guris da faculdade”: acompanhamento e mediação dos estudantes de graduação à distância, no Presídio Regional de Pelotas, Brasil (pela assistente social Gabriela Di Muro, a qual coordenada a área de educação no estabelecimento prisional), impactos da oferta de graduação EaD à pessoas em privação de liberdade em estabelecimentos penais da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul – Acordo de Cooperação SSPS/SUSEPE – UCPel (coordenada pelo professor Luiz Antônio Bogo Chies).
Os estudos que serão apresentados se relacionam com as ações do Acordo de Cooperação Interinstitucional celebrado entre a UCPel e a Secretaria dos Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) / Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). Ambos se configuram como ações de extensão e pesquisa que envolvem alunos dos cursos de Direito e Serviço Social.

Apresentar em cada uma dessas linhas de ação as pesquisas que já estão em desenvolvimento e ter a oportunidade de participar de uma amostra de sistematização de experiências na qual serão discutidos os desafios, as potências das experiências em si é importante tanto para os professores, pesquisadores, salienta Chies, como para a própria universidade, pelo significado e relevância de um evento desse porte.

Ainda segundo o docente, as universidades estão propondo a articulação de uma rede, desenvolvendo reflexões acerca desse campo específico da oferta de educação. A participação no evento proporciona à UCPel a oportunidade de não apenas mostrar o que a instituição vem produzindo, mas também uma troca de experiências e aprendizados. “Aprenderemos com as experiências promovidas por esses outros pesquisadores e essas outras instituições de ensino superior”, comenta Chies. “Assim, qualificamos muito mais a nossa atuação no nosso âmbito regional”, conclui.

Redação: Camila de Leon