/ Notícias / Docentes da UCPel marcam presença em Jornada de Políticas Públicas no Maranhão
Docentes da UCPel marcam presença em Jornada de Políticas Públicas no Maranhão
De 20 a 23 de agosto, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada na VI Jornada de Políticas Públicas, promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na ocasião, as professoras Cristine Jaques Ribeiro e Mara Rosange Medeiros - ambas vinculadas ao Mestrado em Política Social e ao curso de Serviço Social da UCPel – dividiram o resultado de seus estudos com diversos pesquisadores da área.

O encontro esteve focado nas discussões sobre o desenvolvimento da crise capitalista e a atualização das lutas contra a exploração, a dominação e a humilhação. Seguindo por esta linha, a professora Cristine – em coautoria com Deisy Ribeiro e Nilson Binda – apresentou o trabalho A monocultura do fumo na agricultura familiar: tema para o Serviço Social.

Já a professora Mara divulgou os resultados da pesquisa População transfronteiriça e desafios ao SUAS: entre universalidade e territorialidade. O estudo resulta do trabalho desenvolvido em conjunto com as pesquisadoras Daiane da Rosa Ugoski e Vini Rabassa da Silva.

Destaque, ainda, para o estudo Desigualdades sociais e políticas públicas em áreas fronteiriças, elaborado pela professora Vera Maria Ribeiro Nogueira em parceria com Helenara Fagundes (UFSC) e Carla Gabriela Bontempo.

A VI Jornada de Políticas Públicas contou com programação diversificada e reuniu representantes de diversos países. Dentre eles, estiveram presentes no evento François Chesnais (França), Thomas Coutrot (França), Napoleón Saltos Galarza (Equador), Maria Natalia Pereira Ramos (Portugal).

* Na foto, as professoras Cristine e Mara aparecem com a profa  Maria Carmelita Yazbek (Brasil), durante a realização do mini curso As Políticas Públicas de Enfrentamento à Pobreza no Brasil.