Os professores das graduações de tecnologia da Católica de Pelotas (UCPel), Rogério Albanes e Adenauer Yamin, participaram do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), no Rio de Janeiro. Durante o encontro, que ocorreu na última semana, os docentes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e de Gestão da Tecnologia da Informação apresentaram uma pesquisa sobre o monitoramento remoto de pacientes em diálise peritoneal.
Considerado o maior evento da América Latina na área de computação, o CSBC foi realizado de 31 de julho a 5 de agosto no Instituto de Computação. Durante a participação, os representantes da UCPel mostraram detalhes do artigo IoT Diálise Peritoneal: Uma Abordagem Explorando o Monitoramento Remoto de Pacientes, que também conta com a participação do professor e diretor do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Franklin Barcellos.
De acordo com o documento, até 2030 cerca de 5,4 milhões de pessoas serão submetidas à Terapia de Reposição Renal. Apesar de ser uma alternativa mais confortável para o paciente, a diálise peritoneal enfrenta problemas relacionados à sua aderência.
Desenvolvido no HUSFP e iniciado pelo Mestrado em Engenharia Eletrônica da UCPel, o estudo tem como objetivo a concepção de uma tecnologia para captação e processamento dos sinais vitais dos pacientes, de forma a enviá-los ao profissional responsável pelo tratamento, que fará o monitoramento remotamente.
Para Albandes, a parceria com o HUSFP é fundamental para a pesquisa. “A saúde está no DNA da UCPel e o hospital possibilita as diferentes circunstâncias necessárias para a condução da pesquisa científica no âmbito da IoT Health. A participação do doutor Franklin, com sua experiência de pesquisador na área de saúde, bem como a disponibilidade de sua equipe, têm grande significado para o desenvolvimento do trabalho".
Redação: Kauã Blank