/ Notícias / Docentes da UCPel apresentam pesquisa em congresso nacional de computação
Docentes da UCPel apresentam pesquisa em congresso nacional de computação
Docentes da UCPel apresentam pesquisa em congresso nacional de computação Evento foi realizado no Instituto de Computação, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Os professores das graduações de tecnologia da Católica de Pelotas (UCPel), Rogério Albanes e Adenauer Yamin, participaram do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), no Rio de Janeiro. Durante o encontro, que ocorreu na última semana, os docentes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e de Gestão da Tecnologia da Informação apresentaram uma pesquisa sobre o monitoramento remoto de pacientes em diálise peritoneal.

Considerado o maior evento da América Latina na área de computação, o CSBC foi realizado de 31 de julho a 5 de agosto no Instituto de Computação. Durante a participação, os representantes da UCPel mostraram detalhes do artigo IoT Diálise Peritoneal: Uma Abordagem Explorando o Monitoramento Remoto de Pacientes, que também conta com a participação do professor e diretor do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Franklin Barcellos.

Sobre a pesquisa

De acordo com o documento, até 2030 cerca de 5,4 milhões de pessoas serão submetidas à Terapia de Reposição Renal. Apesar de ser uma alternativa mais confortável para o paciente, a diálise peritoneal enfrenta problemas relacionados à sua aderência.

Desenvolvido no HUSFP e iniciado pelo Mestrado em Engenharia Eletrônica da UCPel, o estudo tem como objetivo a concepção de uma tecnologia para captação e processamento dos sinais vitais dos pacientes, de forma a enviá-los ao profissional responsável pelo tratamento, que fará o monitoramento remotamente.

Para Albandes, a parceria com o HUSFP é fundamental para a pesquisa. “A saúde está no DNA da UCPel e o hospital possibilita as diferentes circunstâncias necessárias para a condução da pesquisa científica no âmbito da IoT Health. A participação do doutor Franklin, com sua experiência de pesquisador na área de saúde, bem como a disponibilidade de sua equipe, têm grande significado para o desenvolvimento do trabalho".

Redação: Kauã Blank