/ Notícias / Docente e doutorando são destaque em Seminário sobre Análise do Discurso
Docente e doutorando são destaque em Seminário sobre Análise do Discurso
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), Aracy Ernst, participa, todas as quintas-feiras, de 09 de outubro à 20 de novembro, do Seminário sobre Análise do Discurso, realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul). O seminário busca debater e apresentar as principais ideias e trabalhos de importantes teóricos da área. Promovido pelo curso de especialização Lato Sensu em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias do Campus Pelotas, o evento, que será dividido em seis encontros, é dirigido também a professores e alunos de outras pós-graduações.

A docente da UCPel ministrou a palestra de abertura do Seminário, na quinta-feira (09). “Me senti honrada em abrir o evento, que é na minha área de atuação. Além disso, pude encontrar alguns professores do IF-Sul que foram meus alunos”, disse.
Os debates envolvem o legado do filósofo francês Michel Pêcheux (1938-1983), principal teórico da Análise do Discurso, e trabalhos desenvolvidos por outros importantes autores da área, como a própria professora Aracy Ernst, Jean Jacques Courtine, Eni Orlandi, Freda Indurski, entre outros. Foi montada uma programação com palestrantes que desenvolvem pesquisas em torno da temática, relacionando-a a múltiplas abordagens e diferentes nuances da linguagem.

O 1º Seminário de Análise de Discurso do IF-Sul é realizado às 19h, no miniauditório 1 do campus Pelotas. Nesta quinta-feira (16), o doutorando em Letras da UCPel e professor do IF-Sul, Marchiori Quevedo, ministrará sua palestra.

Carreira Acadêmica
Aracy Ernst possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, desenvolvendo o trabalho O discurso proverbial e o discurso das alterações - Elementos para uma análise semântico discursiva. Atualmente é professora titular da UCPel. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias da Enunciação e Análise de Discurso, atuando principalmente nas áreas de discurso proverbial, reescrituras de contos de fadas, corpo e subjetividade, ideologia e ensino.