/ Notícias / Docente do PPGPSDH publica artigo sobre Paulo Freire
Docente do PPGPSDH publica artigo sobre Paulo Freire

O artigo “Descolonialidade e Questão ambiental crítica: um debate à luz de Paulo Freire”, elaborado pelo professor do Programa de Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), César Augusto Costa, foi publicado na revista Ensino, Saúde e Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF). O texto faz parte do dossiê “Paulo Freire para além dos 100 anos: Construir utopias, transformar a realidade”.

O docente da UCPel destaca no artigo as contribuições do pensamento descolonial através da interlocuções teórico -políticas de Paulo Freire para a questão ambiental crítica na América Latina. Costa evidencia o quanto Freire expressa de forma política em seu pensamento pedagógico uma concepção de filosofia educacional orientada pela finalidade da libertação. “Sua pedagogia crítica descolonial têm no horizonte, a libertação daqueles sujeitos que habitam as periferias negadas pelo sistema-mundo moderno-colonial, a possibilidade do “vir a ser mais”.Cabe situar a relevância política e pedagógica evidenciada de Paulo Freire em diálogo com o campo ambiental, uma vez que ele não se declarou um ambientalista, nem nunca produziu sobre o campo ambiental”, relata o autor do artigo.

Além do professor da Católica, também participam da edição especial da Revista Ensino, Saúde e Ambiente, pesquisadores de diversas regiões do país, assim como do exterior - Estados Unidos, Canadá, Turquia, Nova Zelândia, Timor-Leste e Colômbia. As contribuições no dossiê estão organizadas a partir das temáticas: As epistemologias freireanas, Lutas sociais e educação popular, Formação docente e currículo, Questões étnico-raciais, Questão ambiental e promoção da saúde, Estética, Cinema, Teatro, Comunicação.

O artigo “Descolonialidade e Questão ambiental crítica: um debate à luz de Paulo Freire”, do professor César Augusto Costa, assim como os demais conteúdos já podem ser conferidos na versão virtual da Revista da UFF.

Redação: Alessandra Senna