/ Notícias / Docente do MEEC/UCPel apresenta trabalho em evento no Canadá
Docente do MEEC/UCPel apresenta trabalho em evento no Canadá
Docente do MEEC/UCPel apresenta trabalho em evento no Canadá
O trabalho do mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel), Luis Frederico Siqueira, será apresentado no 16th International NEWCASS Conference. Entre 24 e 27 de junho, o evento reunirá trabalhos relacionados ao processamento de sinais e projetos de circuitos e sistemas, em Montreal, no Canadá.

A pesquisa intitulada "Low-Power HEVC 8-Point 2-D Discrete Cosine Transform Hardware Using Adder Compressors" será apresentada pelo coordenador do mestrado da UCPel, Eduardo Antônio Cesar da Costa. Conforme explica o docente, o trabalho pretende mostrar um hardware consciente de energia para a Transformada Discreta de Coseno (DCT) de 8 pontos, visando avaliar a solução no padrão de codificação de vídeo HEVC.

De acordo com Costa, a busca por rapidez e eficiência na implementação de um hardware desse tipo representa ganhos no sistema de codificação de vídeos em geral. "O desenvolvimento de arquiteturas VLSI de baixa potência em tempo real tem sido um grande desafio, especialmente quando relacionado à reprodução de mídia digital", complementa.

Sobre o evento, Eduardo espera realizar contato com pesquisadores de outros centros na área de circuitos digitais. Para ele, participar de atividades internacionais proporciona a perspectiva de cooperações para futuras pesquisas desenvolvidas. "A oportunidade do NEWCASS é fundamental para divulgar os trabalhos de qualidade realizados pelo mestrado da UCPel", acredita.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?