Professores e alunos do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam na última segunda-feira (31), a professora do Instituto Polis de Jerusalém, Mercedes Rubio. Referência como pesquisadora na área, ela palestrou na Universidade sobre o tema "¿Podemos conocer la realidad y comunicarla a otros? La respuesta de Tomás de Aquino".
Rubio tratou sobre conhecer a realidade e conseguir comunicá-la a terceiros a partir da filosofia de Tomás de Aquino. A docente abordou os conflitos que a questão da linguagem traz e, principalmente, aqueles que podem ser gerados pelo fato das pessoas não compreenderem os signos falados enquanto há comunicação.
Para a coordenadora do curso de Filosofia, Adriane Mobbs, a atividade é de extrema relevância para a área da Filosofia, das Letras e das humanidades, visto que se trata da realidade da comunicação através de uma filosofia. “É um evento internacional que merece ser prestigiado. É uma honra para a UCPel poder contar com uma autoridade da pesquisa nesta área”, comenta.
A professora palestrou em Pelotas devido à parceria entre os cursos de Filosofia da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela é uma pesquisadora de destaque em sua área de atuação, membro do Projeto Corpus Thomisticum e autora do livro “Aquinas and Maimonides on the Possibility of the Knowledge of God. An Examination of The Quaestio de attributis” (2006).