/ Notícias / Docente do Chile realiza pós-doutorado em Política Social na UCPel
Docente do Chile realiza pós-doutorado em Política Social na UCPel
Até o dia 13 de dezembro, a Universidade Católica de Pelotas UCPel) será o espaço de atuação acadêmica do professor Rodrigo Calderón. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Concepción, no Chile, o pesquisador dedica-se aos estudos sobre direitos humanos e desenvolvimento social.

Em Pelotas, sob orientação do professor Luiz Antônio Bogo Chies, ele está se debruçando sobre os estudos das políticas públicas de seu país de origem, com o foco nas condições de vida dos presos chilenos. Conforme explica Calderón, seu trabalho traça um paralelo com o estudo A Questão Penitenciária: desvelando e enfrentando a intersecção entre Políticas Sociais e Políticas Penais, desenvolvida pelo docente da UCPel.

“Utilizando-se de dados comparados, será possível realizar uma análise crítica da situação penitenciária no Chile e, desse modo, compreender se estão sendo respeitados os direitos dos presos do meu país”, ressalta Calderón. O pesquisador chileno conta, ainda, que, provavelmente no mês de novembro, estará ministrando um seminário para alunos da UCPel, cujo tema será “as necessidades humanas e os direitos humanos”.

Ao realizar a análise das políticas direcionadas à questão penitenciária no Chile, Calderón resume que sua pesquisa - Políticas, sujeitos e questão penitenciária: uma mirada ao caso chileno - busca produzir uma breve descrição dos discursos mais visíveis sobre o problema da criminalidade, articulando-os com debates sobre cidadania e direitos humanos.