/ Notícias / Docente da UCPel participa de live sobre Economia de Francisco
Docente da UCPel participa de live sobre Economia de Francisco
Docente da UCPel participa de live sobre Economia de Francisco

Novas perspectivas econômicas, respeitando a natureza e garantindo a soberania alimentar dos povos, foram tema de fórum on-line, essa semana, pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco (ABEF). A docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), Cristine Jaques Ribeiro, recebeu o convite para dialogar com o engenheiro agrônomo, Paolo Groppo. O encontro foi organizado pela aldeia Agriculture and Justice The Economy of Francesco, sob organização de jovens brasileiros através da ABEF, que consolida-se como movimento social e popular.

Groppo possui mestrado e doutorado no Instituto Nacional Agronômico de Paris Grignon e atua no Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura há quase 30 anos como especialista em reformas agrárias, agricultura familiar, desenvolvimento espacial e conflitos relacionados à terra. A docente da UCPel, que atua na coordenação do Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Pelotas, participou sob a perspectiva de denúncia dos processos de financeirização da natureza e defesa dos modos de existências das populações que sofrem com os processos impostos pela colonização.

“Foi uma oportunidade muito importante de evidenciar a perspectiva de Francisco e Clara, conforme o chamamento feito pelo Papa Francisco, na tentativa de proteger alternativas de construção da sobrevivência dos povos, que são as pequenas economias, como por exemplo a economia solidária”, disse Cristine.

Segundo a professora, a live evidenciou que a natureza não é mercadoria e, embora não tenha valor monetário, é parte da existência de todos os seres do planeta, o que reforça a necessidade de mudança na perspectiva econômica da produção. “Estamos vivendo um momento mundial de acelerada destruição da natureza e de todos os elementos que a constituem, como a água, o ar e o alimento. Essa destruição afeta também os seres vivos, sejam eles animais ou humanos. O que estamos vivendo com a avançada introdução de agrotóxicos e transgênicos está resultando na destruição de todas as formas de existência”, ressaltou.

Cristine enfatizou ainda a importância da soberania alimentar construída a partir dos povos e territórios, especialmente os ocupados pelos grupos de existência que, de acordo com a pesquisadora, historicamente mais sofrem na sociedade com os processos de imposição colonial. “Estamos falando de territórios ocupados por mulheres, pela população indígena e negra. São esses povos que produzem o alimento, que detém o saber milenar que vem do trato com a terra, da produção do alimento agroecológico, do trato com os chás e tantos outros. Esses saberes são essenciais para a manutenção do planeta, e justamente esses povos sofrem, desde o início do processo de colonização, todas formas de imposição da morte”, afirma.

 

Economia de Francisco

Em março deste ano, o Papa Francisco convocou os líderes de todos os países do mundo para tratar de uma nova economia, chamada simbolicamente de “Economia de Francisco”. A perspectiva segue a linha de associação ao que seria a visão de São Francisco de Assis.

Na sequência, o Papa divulgou uma carta onde explica que a iniciativa tem como objetivo “trazer gente jovem, além das diferenças de crenças ou nacionalidade, para um acordo no sentido de repensar a economia existente, e de humanizar a economia de amanhã: torná-la mais justa, mais sustentável, assegurando uma nova preeminência para as populações excluídas”.

A partir disso, iniciaram movimentos ao redor do mundo em torno de uma mesma ideia básica - a de que a economia deve servir à sociedade, e não o contrário. A ABEF trouxe ainda para a discussão a visão de Santa Clara de Assis, que desejava construir pontes, diálogos entre todos os povos.

 

Redação: Mariana Santos

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?