/ Notícias / Docente da UCPel participa de eventos em Portugal e Espanha
Docente da UCPel participa de eventos em Portugal e Espanha
A docente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aline Mendonça dos Santos, participará de três eventos na Europa. Entre os dias 21 e 26 de maio, a professora falará sobre Economia Solidária em Portugal e Espanha. Conferência, Fórum e Congresso Internacional fazem parte do cronograma de atividades.

O primeiro evento que a docente marcará presença será na Universidade de Coimbra, em Portugal. No dia 22 de maio, ela abordará o tema a "Economia Solidária e a contribuição para a reflexão brasileira". A Conferência será em comemoração aos dez anos do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (ECOSOL/CES), do qual foi uma das fundadoras.

De acordo com Aline, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é um dos mais reconhecidos do mundo. Para ela, a oportunidade de conferir a fala de abertura é uma honra. “Me honra participar desse evento, que também faz parte do processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Católica”, conta.

Entre os dias 23 e 26, ela participará do XXXVI International Congress of the Latin American Studies Association (LASA), em Barcelona, na Espanha. A professora será responsável pela moderação do painel Prácticas de Economía Social Solidaria, entre esperanzas y retos. Além disso, Aline ministrará a palestra “As outras economias no marco das epistemologias do Sul”.

Em 24 de maio, Aline e outros companheiros do Currículo Global de Economia Solidária farão um debate sobre “Os caminhos e obstáculos para incorporar enfoques plurais e críticos na economia no âmbito escolar e outros espaços educativos”. A atividade de cunho político será no Foro de Economía Social y Solidaria para El Desarrollo Local, também na cidade espanhola.

Redação: Piero Vicenzi