/ Notícias / Docente da UCPel participa de eventos de cunho nacional e internacional
Docente da UCPel participa de eventos de cunho nacional e internacional
Docente da UCPel participa de eventos de cunho nacional e internacional

O Docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aknaton Souza, participa de dois eventos de renome: o 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro, que acontece   entre os dias 2 e 6 de junho. E a Reunião de Antropologia do Mercosul (XV RAM), que acontece nos dias 4 à 8 de agosto.


O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro (4º SPSB) é um evento acadêmico-científico organizado pelo Núcleo de Estudos em Teoria Social e Interpretações do Brasil (NETSIB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O evento objetiva promover reflexões e debates sobre a produção intelectual brasileira abordando as relações entre intelectuais, cultura e democracia. 


Souza atua como coordenador do Grupo de Trabalho (GT14), intitulado "Tecnopolíticas e Sociologia Digital", juntamente com a Profa. Dra. Maria Cristina Dadalto e o Prof. Dr. Pablo Ornelas Rosa. Com foco nas transformações advindas da emergência e consolidação das plataformas digitais e mídias sociais enquanto espaços de interação e circulação de informações, o trabalho tem foco nas transformações advindas da emergência e consolidação das plataformas digitais e mídias sociais enquanto espaços de interação e circulação de informações.


O segundo evento, a Reunião de Antropologia do Mercosul (XV RAM), acontece na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA), e tem como tema "Retomar o Futuro". Sendo um dos mais importantes eventos científicos da América Latina voltados à discussão antropológica, objetiva abordar temáticas sociais, culturais, políticas e ambientais de relevância para a região, especialmente relacionadas às dinâmicas sociais contemporâneas, aos direitos humanos, às questões indígenas e raciais, bem como ao papel das tecnologias nas novas formas de sociabilidade. 


Como coordenador de Grupo de Trabalho (GT 062) intitulado "Comunidades Digitais: Conflitos, Violências e Potencialidades", juntamente com os professores Marcos Alexandre Verissimo da Silva (INCT-InEAC/UFF) e Pablo Ornelas Rosa (UVV), o trabalho visa analisar as dinâmicas sociais, culturais e políticas emergentes em plataformas digitais, o Grupo debaterá pesquisas voltadas à emergência e aos conflitos existentes nas comunidades digitais, circulação de discursos de ódio e fake news, estratégias educativas e administração de conflitos digitais, violação e promoção de direitos humanos, e processos culturais específicos às plataformas digitais


Para Souza, ambos os eventos fomentam o debate interdisciplinar. “Aprofundamos o conhecimento acadêmico sobre fenômenos contemporâneos relacionados às mídias digitais, contribuindo para a compreensão crítica e científica das interações sociais mediadas por plataformas digitais e suas consequências políticas, culturais e sociais. Além disso, os debates oferecem ferramentas analíticas e práticas que ajudam a enfrentar problemas sociais emergentes, sobretudo no campo dos direitos humanos e das tecnologias digitais, temas cruciais no contexto atual”, ele cita. 


Redação: Lucia Ippolito

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?