/ Notícias / Docente da UCPel participa de evento internacional sobre Idadismo
Docente da UCPel participa de evento internacional sobre Idadismo
11.05.2022 | 18:23 | #cetres
Docente da UCPel participa de evento internacional sobre Idadismo

O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e integrante do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel), Daniel Schuch, participou na manhã desta terça-feira (10) do lançamento do Relatório Mundial sobre o Idadismo nas Américas. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ocorreu de forma remota.

Durante sua participação, o docente falou sobre o Núcleo de Atenção da Pessoa Idosa da UCPel, com destaque no projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAMI). “Fomos convidados para apresentar nossa experiência dentro da Católica, dentro do Cetres. Foi muito legal participar, conseguir mostrar nosso trabalho que está sendo referenciado como um exemplo de estratégia educacional ao combate do idadismo em um evento internacional”, disse.

A cerimônia contou com a presença de uma autoridade da Costa Rica que falou sobre políticas públicas relacionadas ao idadismo, além de uma professora dos Estados Unidos. Schuch também é coordenador da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso (RIM-SI) e responsável pela UAMI.

O que é idadismo?

Segundo a OPAS, o termo se refere a estereótipos, preconceito e discriminação a pessoas com base na idade, o que causa sérias consequências para a saúde, o bem-estar e os direitos humanos. O idadismo também é uma grande barreira para a promulgação de políticas e ações eficazes.

Sobre o Cetres

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da UCPel tem como objetivo a promoção  de saúde do idoso na sua integralidade, biopsicossocial e cultural, por meio de diversas ações em diferentes áreas do conhecimento que contribuam para uma melhor qualidade de vida dessa população.

Redação: Kauã Blank