/ Notícias / Docente da UCPel participa de evento internacional de Matemática
Docente da UCPel participa de evento internacional de Matemática
25.10.2013 | 10:27 | #matematica
Docente da UCPel participa de evento internacional de Matemática
A coordenadora do curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Marília do Amaral Dias, contribuiu com o êxito do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O evento, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da instituição.

Com uma boa participação de alunos e professores de universidades sediadas em várias partes do mundo, o encontro vem se consolidando no transcorrer dos últimos anos. Divulgando pesquisas voltadas ao ensino de Matemática, as atividades colaboram para a atualização e o aperfeiçoamento das metodologias empregadas em sala de aula.

Na oportunidade, a docente da UCPel dividiu seus conhecimentos sobre as experiências matemáticas no geoplano com os participantes de um minicurso que esteve sob sua responsabilidade. Ao falar da necessidade de conhecer as novidades da área, sobretudo, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, Marília evidencia a importância desse processo para a atualização profissional.

“Temos a chance de conviver com pesquisadores de vários países e participar de um processo de troca muito valioso, que lança olhares atentos tanto para a educação básica quanto para a de nível superior”, diz.

Aprendizado mútuo
Marília ressalta, ainda, a participação do graduando Daniel Silveira no evento. Sob sua orientação, o estudante do sexto semestre do curso de Matemática da UCPel apresentou dois trabalhos que propõem a reflexão sobre o ensino de Matemática para alunos surdos. As pesquisas resultam da sua experiência como intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da avaliação sobre o conhecimento e uso dessa linguagem por parte dos profissionais da área.