A professora do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lúcia Grigoletti, apresentará um trabalho no X Congreso Internacional sobre la observación de bebés con el método de Ester Bick y sus aplicaciones. O evento ocorre na Itália, em Torino, entre os dias 2 e 5 de novembro.
A docente participará do congresso através da apresentação do artigo intitulado A falta do olhar suficientemente afetivo: a substituição do olhar parental pelo olhar terceirizado. O trabalho trata sobre a tendência pós-moderna de transferir o olhar de proteção dos pais para terceiros, entendendo esses como pessoas ou tecnologias.
De acordo com Grigoletti, o propósito de levar o trabalho para um congresso internacional é alertar e prevenir alguns pais que mantém uma rotina de vida muito acelerada e não conseguem se adaptar ao ritmo dos filhos. “Devido à pós-modernidade, há um choque entre o tempo das crianças e dos pais, e um filho demanda um tempo diferenciado”, explica.
O trabalho conseguirá levar um pouco da realidade brasileira para outras culturas. A professora destaca que será possível criar um espaço de reflexão sobre esta temática e outras. “A intenção é trazer novos olhares e recursos de aprendizagem para dentro da UCPel”, finaliza.