/ Notícias / Docente da UCPel marca presença no Fórum Social Mundial
Docente da UCPel marca presença no Fórum Social Mundial
A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aline Mendonça dos Santos, participou do Fórum Social Mundial. “Resistir é criar, resistir é transformar” foi mote da edição 2018, que ocorreu de 13 a 17 de março, em Salvador, na Bahia. O evento, organizado por movimentos sociais de diversos continentes, busca elaborar alternativas para uma transformação social global.

Durante os cinco dias de atividades, Aline representou o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC/UCPel) em quatro agendas. Roda de conversa sobre incubadoras, currículo global, conhecimento científico e popular da economia solidária estiveram em pauta. Além disso, a docente também participou de reunião da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) – espaço de encontro e intercâmbio dos movimentos sociais, criado no Fórum Social Mundial de 2003.

Sobre o evento, Aline o avalia como uma semana intensa de muito trabalho. “É um momento de efervescência por abordar temas políticos e sociais atuais. Aderimos a diversas marchas”. Como docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), o Fórum proporciona a aproximação do processo de produção do conhecimento da agenda social. “Precisamos discutir com os sujeitos das nossas pesquisas para contribuir com a sociedade civil”, finaliza.

O Fórum Social Mundial nasceu em 2001 em contraposição ao Fórum Econômico Mundial. Mobilizado por organizações e movimentos sociais, percorreu o mundo com encontros em Mumbai, Caracas, Nairobi, Belém, Tunis e Montreal. Neste ano, voltou ao Brasil com a perspectiva de servir aos movimentos de resistência.

Redação: Piero Vicenzi