A professora Regina Nogueira, do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é novamente membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O órgão, que há pouco tempo foi reconstituído pelo Governo Federal, visa promover uma alimentação adequada à população.
Ao continuar engajada na luta pela construção de políticas de segurança alimentar e nutricional mesmo após a extinção do CONSEA em 2019 — do qual já era conselheira —; Regina recebeu o convite para reintegrar o órgão através do Fórum Brasileiro de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, do qual participa.
O Brasil retornou ao mapa da fome em 2022 segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O percentual de brasileiros que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição está acima da média mundial. Por essa razão, a existência do Consea é de extrema importância.
Uma das diretrizes do órgão, segundo a docente, o torna ainda mais significativo. “Não dar qualquer comida, mas comida de verdade, este é o nosso papel: constituir uma alimentação adequada à tradição e à região, com o valor nutricional adequado", afirma.
Como professora da Instituição, Nogueira salienta que o espaço proporcionado pela UCPel colaborou para seu retorno ao Conselho — convite que representa o “reconhecimento de uma pediatra que sempre lutou para que a sociedade, e as crianças, pudessem se desenvolver livres das doenças ligadas diretamente à alimentação", conclui.
Redação: Caroline Albaini