Um momento de qualificação e de preparação para o início de um novo ano letivo. Esses são alguns dos objetivos do já tradicional Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que ocorre de 14 a 18 de fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo a ação será realizada de forma virtual.
Organizado pela Pró-Reitoria Acadêmica(PRAC), junto com o Núcleo Pedagógico (NUPed), dessa vez o PADOC propõe reflexões sobre a “Perspectiva da docência no século XXI”, além de oportunizar um momento de acolhida aos docentes. De acordo com a supervisora pedagógica da UCPel, Ana Paula Schwantz da Silveira, o primeiro dia contará com a participação do sócio-fundador da ATMÃ Educar; reitor do Centro Universitário UniAmérica, e docente das especializações em Educação da UniAmérica, o professor e médico, Ryon Braga. “O convidado irá mediar o tema voltado aos desafios do professor nos dias de hoje, frente a transformação metodológica e as estratégias de aprendizagem em uma sala de aula inovadora e com aprendizagem ativa, seja on-line ou presencial, onde o aluno é o centro, o protagonista do processo acadêmico”, afirma a supervisora.
No segundo dia será um momento de diálogo, conduzido pelo Pró-Reitor Acadêmico, professor Ezequiel Megiato. A proposta é propiciar proximidade para alinhamento do ano letivo 2022, bem como o estabelecimento de metas, expectativas e colocações de passos importantes da nova gestão. Além das palestras já programadas, de 16 a 18 de fevereiro, os professores acompanham atividades sobre a prática docente propostas pelos coordenadores de cada curso.
14/02 - “Perspectiva da docência no século XXI”
Mediador: Ryon Braga
Horário: 19h
15/02 – “Acolhida Institucional”
Mediador: Pró-Reitor Acadêmico Ezequiel Megiato.
Horário: 19h
Redação: Alessandra Senna