O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Católica de Pelotas (Pibid/UCPel) realizou encontro entre bolsistas integrantes do programa para promover a socialização de saberes e fazeres docentes. Roda de conversa sobre a mediação do educador no processo de ensino e aprendizagem e relato de experiências compuseram a programação.
Conforme o coordenador do Programa na Católica, professor Daniel Moraes Botelho, o início do evento abordou a docência nos dias de hoje a partir de temas como a incompletude do ser docente, o reconhecimento da base epistemológica para a construção de metodologias na docência e o autoconhecimento do ser docente a fim de reconhecer o aluno. “Estes olhares sensíveis sobre a docência convergiram para uma perspectiva humanizadora da mediação docente no processo de construção de conhecimentos e promoção de sujeitos capazes de ler o mundo”, opinou.
A roda de conversa contou com a participação das professoras da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fabiane Pianowski, da UCPel, Adriane Möbbs, e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Viviane Lino. Na sequência, acadêmicos bolsistas dos subprojetos apresentaram seus relatos com a finalidade de ampliar as discussões sobre o universo da escola e das relações educador e educando.
Na avaliação de Botelho, a partir dos relatos de experiência, foi possível socializar as diferentes estratégias e projetos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia. “Com a realização da atividade foi possível constatar que o Pibid é um programa potencializador para a formação dos futuros educadores, na medida em que os acadêmicos estabelecem outros laços com o cotidiano das comunidades escolares”, diz. Atualmente 39 acadêmicos são bolsistas do Programa na UCPel.
As escolas que recebem o programa da UCPel são Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção, Escola Estadual Jardim Allah e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Lelia Romanelli Olmos.