Ao todo, 320 caixas de remédios foram arrecadadas pelo grupo de 17 alunos do terceiro semestre do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A arrecadação foi proposta por meio da campanha “Me Dá Um Remédio Aí!”, sob coordenação da professora Cristina Porciúncula, na disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania. A campanha ocorreu entre 25 de maio e 24 de junho e teve seu encerramento realizado oficialmente na tarde desta segunda-feira (12), com a entrega dos medicamentos ao Banco de Remédios Madre Tereza de Calcutá.
Idealizado com a intenção de arrecadar medicamentos e divulgar o Banco de Remédios, o projeto também teve como objetivo estimular a conscientização da população para a adoção de medicamentos antes de seu vencimento. “Muitos remédios que não eram mais utilizados pelas pessoas foram doados, já que, muitas vezes, as embalagens de remédios vêm com quantidade maior que a prescrita para o tratamento ou este é interrompido por algum motivo”, disse a estudante Ana Paula Roxo. O Banco de Remédios cumpre o papel de arrecadar e distribuir tal excedente, evitando desperdício.
Outro problema que está sendo evitado é que os remédios vencidos sejam descartados indevidamente, gerando lixo tóxico.
Retorno
Além de camisetas, banners e visitas nos campi I e II da Católica, a divulgação da campanha foi feita por meio das rádios Universidade e Alfa FM e também na TV UCPel.
Grato pelas contribuições, o grupo disse esperar que a prática não se limite apenas ao tempo da campanha. “A participação da comunidade acadêmica e da população foi excelente, o que nos impulsiona a realizar no próximo semestre a segunda edição”, adiantou a aluna Thábata Saab. Maria Eulalie Mello Fernandes, coordenadora do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, disse que novamente a comunidade respondeu ao apelo em prol da população carente da cidade.